English

Telecomunicação e Tecnologia da Informação

O ONS desenvolve diversos estudos e ações exercidas sobre o sistema e seus agentes que requerem o uso intensivo de processamento de informações fortemente baseado no uso de  TI.

Entre os principais resultados das ações empreendidas pela área de TI corporativa em 2014, destacam-se:

 

Avanços no uso de Cloud  Computing

As condições meteorológicas desfavoráveis dos últimos anos determinaram estudos mais completos e contínuos dos modelos Newave e Decomp, ultrapassando a capacidade operacional de processamento instalada no ONS. A necessidade de atendimento pelo uso de Cloud Computing exigiu o desenvolvimento de um portal eletrônico de atendimento aos engenheiros que, mediante a apresentação de credenciais, podem executar o provisionamento de clusters na nuvem, de maneira automática, controlada e   contabilizada.

Foram também conduzidos estudos de avaliação do uso do modelo Organon em nuvem, principalmente para apoio ao planejamento dos estudos de zonas de segurança.

 

Projetos de Sistemas Aplicativos  Concluídos

Ao longo de 2014, foram concluídos importantes projetos e ações de desenvolvimento de sistemas de suporte às áreas finalísticas que contribuíram de forma significativa para a gestão de dados e informações, entre os quais destacamos:

  • Sistema de Gestão de Informações do PMO para Web (WebPMO), que trata da estruturação do Programa Mensal da Operação, automatizando os  processos de configuração dos ciclos de planejamento, coleta das informações necessárias para alimentar o processo manual de execução do modelo computacional Decomp, controle e monitoração do processo de validação e publicação das informações associadas ao PMO.
  • Ambiente Analítico do Sistema de Integração de Novas Instalações (BO-SINI), que trata da disponibilização de um universo de dados oriundos do SINI, bem como um conjunto de consultas e relatórios utilizando ferramenta para obtenção de informações analíticas.
  • Sistema de Consolidação de Propostas de Aperfeiçoamentos e Customizações do Organon (SISCAO), que trata de maior controle e centralização das solicitações para a empresa de desenvolvimento do modelo computacional Organon.
  • Sistema de informações meteorológicas do ONS (SIMONS), que foi reconstruído para atendimento de novas funcionalidades requeridas pela área usuária.
  • Portal de manutenção de sistemas com acesso aos status das demandas e abertura de chamados, permitindo maior visibilidade e transparência as demandas de serviços de manutenção de sistemas por intermédio de um portal eletrônico de atendimento.

 

Projetos de Sistemas Aplicativos em  Desenvolvimento

Ao longo de 2014, foram conduzidas ações de especificação e desenvolvimento de projetos de sistemas de suporte às áreas finalísticas, entre as quais destacamos:

  • Customização do Sistema de Gerenciamento de Intervenções (SICOP/SPDO), para substituir os atuais Controle de Intervenções do Sistema Elétrico (CISE) e o Programa Diário da Operação (PDO) utilizados no ambiente de Pré-Operação e Tempo Real.
  • Sistema de Informações Geográficas Cadastrais do SIN (SINDAT), visando oferecer ao mercado uma nova forma de consultar informações das instalações de transmissão e geração do SIN, desde o planejamento da referida instalação até a sua localização geográfica.
  • Sistema de Consolidação da Previsão de Carga por Barramento (SCPCB), para a gestão das informações necessárias ao processo de consolidação  da previsão de carga por barramento para os estudos elétricos de forma centralizada, possibilitando a integração com outros sistemas, diminuindo o tempo alocado para recebimento e análise dos dados e gerando uma melhoria da qualidade das informações enviadas para as áreas de estudo do ONS.
  • Sistema de Gerência de Cadastro da Base de Dados Técnica (GERCAD), que irá substituir o atual Sistema de Coleta de Dados Cadastrais (SISCO), para a manutenção dos dados de cadastro da Base de Dados Técnica (BDT) e proporcionará inúmeros aprimoramentos, em particular a possibilidade de atuação simultânea de vários usuários, nas diversas localidades do ONS.
  • Adequações da BDT para suportar as Alterações de Titularidades de Ativos do SIN (ATASIN), de forma a possibilitar que os agentes proprietários, operadores e/ou responsáveis de ativos do SIN possam ser mantidos atualizados com preservação do histórico e vigência dessas informações, através do aplicativo GERCAD.
  • Sistema de Gerenciamento de Limites (GERLIM), para sistematizar o fluxo de trabalho de elaboração de Documentos de Cadastro (CDs), Instruções de Operação (IOs) e Mensagens Operativas (MOPs), promovendo o trabalho colaborativo, a gestão das informações de limites e facilitando a obtenção de dados históricos.
  • Sistema de Gerenciamento de Previsão de Vazões (SGPV), que irá suportar o processo de previsão de vazões, tornando-o rastreável e reprodutível, automatizando parte deste processo visando diminuir os seus riscos, otimizar os recursos envolvidos e aumentar a qualidade dos resultados obtidos.
  • Portal de Compras, visando a melhoria de execução e agilidade no processo de compras, contemplando todas as suas fases, desde a criação de uma requisição até o momento de escolha da empresa contratada.
  • Sistema de Cálculo da Contribuição dos Associados (SICONT), para automatizar a contabilização de votos e participação na contribuição mensal dos membros associados, a partir de informações sobre os ativos desses agentes e que estão disponíveis nos sistemas do ONS. Permitirá o provisionamento do resultado, de maneira integrada, ao sistema de cobrança e melhorará a qualidade da manutenção das informações, com a parametrização de insumos necessários para este processo. Este projeto visa também apoiar a realização da votação que ocorre nas Assembleias do ONS, administrando a participação dos membros associados e seus respectivos grupos e exibindo o resultado em tempo real a todos os presentes.

 

Avanços na Segurança da  Informação

Em 2014, iniciou-se a operação dos Managed Security Services (MSS). Esta iniciativa começou pela consolidação dos serviços de monitoramento, suporte e resposta a incidentes com um parceiro único, proporcionando uma melhoria na capacidade de detecção e reação a incidentes cibernéticos, além de redução de 13% no custo total dos contratos anteriormente  existentes.

Como parte dos esforços de preparação para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, foi conduzido, em conjunto com a Diretoria de Operações, um trabalho abrangente de Ethical Hacking na infraestrutura e aplicações de TI. A partir das vulnerabilidades identificadas neste trabalho, diversas medidas foram tomadas no sentido de minimizar a exposição do ONS a ameaças   digitais.

 

Avanços na Infraestrutura

Em 2014, foi priorizada a gestão mais eficaz de licenciamento de software, com renegociação de contratos corporativos com Microsoft e IBM, além do início do projeto de gestão de ativos de  TI.

Foi concluído o retrofit do Cabeamento Estruturado do CNOS, em Brasília, com o objetivo de modernizar as tecnologias de transmissão de dados e permitir a instalação dos novos switches para o Datacenter e a nova central telefônica IP, agregando maior disponibilidade e performance para os serviços disponibilizados no CNOS.

Dando continuidade ao processo de reestruturação e modernização dos ativos de TI, a partir do segundo semestre de 2014, iniciou-se a instalação e configuração dos novos servidores e storages que suportam a migração do Datacenter de Produção para o Rio de Janeiro. Com a participação colaborativa de todas as Diretorias para testar e homologar os sistemas e aplicações nos novos ambientes, ao final de 2014, a GIT concluiu as etapas de preparação obrigatórias para possibilitar a migração do Datacenter em janeiro de   2015.

Por fim, a implementação das ferramentas de monitoramento e gerenciamento da infraestrutura de TI corporativa, determinou a otimização de sua operação, com aperfeiçoamento e implantação de alarmes, patamares de segurança e visualização em tempo real de seus  indicadores.

Resultados da Gestão em 2014

© 2015 ONS - Todos os direitos reservados