Em 2014, dando continuidade à estratégia adotada nos anos anteriores, foram priorizadas novas ações com o objetivo de ampliar a segurança da operação do SIN, envolvendo os recursos de supervisão e controle, de apoio à operação, os processos operacionais e as equipes dos Centros de Operação do ONS.
Destaca-se o trabalho realizado com o objetivo de planejar, implementar e acompanhar as ações e medidas para a operação em tempo real do SIN e das redes de distribuição de energia elétrica, com a finalidade de ampliar a segurança elétrica no atendimento às cidades-sede dos jogos, durante a Copa do Mundo FIFA 2014, descritas no item 2.4.
Durante o período de votação e apuração dos dois turnos das eleições nacionais de 2014, realizados em 5 e 26 de outubro, o ONS estabeleceu medidas preventivas que exigiram um regime especial de operação do SIN e o acompanhamento da efetividade das ações implementadas, em conjunto com as empresas que atuam na Rede de Operação e na Distribuição.
Tendo iniciado sua operação em 2013, a Rede de Gerenciamento de Energia (Reger) foi o sistema de supervisão de tempo-real utilizado nos cinco Centros de Operação do ONS em 2014, com operação plena das funcionalidades previstas na Fase 1 de seu projeto. Nesse período, atingiu cerca de 360 conexões de dados com sistemas dos agentes, compreendendo um total de 47.000 pontos de medidas analógicas e 151.000 pontos de medidas digitais, obtidos de cerca de duas mil instalações do SIN.
O Reger suportou com sucesso todas as atividades de preparação de base de dados (única base de dados para todos os Centros), treinamento de equipe (uso dos simuladores do Reger), de operação em tempo real (sincronização de dados entre Centros, capacidade de backup de Centro, aplicativos elétricos e energéticos), incluindo funções de exposição de dados do tipo near real time e históricos para usuários corporativos e de pós-operação.
Em 2104, prosseguiram as atividades de especificação funcional e de desenvolvimento da Fase 2 do projeto Reger, notadamente nas áreas de integração com aplicativos corporativos e de previsão de carga.
O projeto do Sistema Nacional de Observabilidade e Controlabilidade (Sinocon) atingiu no ano a marca de implantação de novas unidades de aquisição de dados em 107 instalações das 116 previstas nesta fase.
Visando ao desenvolvimento das equipes de operação do ONS, foram empreendidas em 2014 as seguintes ações:
Na área de Normatização, foram executadas 1.946 revisões em um total de 1.223 documentos normativos vigentes. Este total de revisões é recorde e decorreu principalmente da necessidade de adequação dos procedimentos operativos ao atendimento prioritário às cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo, além da revisão dos procedimentos de recomposição dessas capitais. Contribuíram também para a elevação desse número de revisões, a situação hidrológica desfavorável ao longo do ano, bem como a integração de 21 conjuntos eólicos nas regiões Nordeste e Sul.
Foram tratadas pelas áreas de Pré-Operação do ONS 53.165 solicitações de intervenção cadastradas pelos agentes de geração e transmissão integrantes do SIN, sendo que 28.809 delas foram intervenções sistêmicas, de responsabilidade da Pré-Operação do CNOS e as demais 24.356, de responsabilidade da Pré- Operação do COSR-NCO, COSR-SE, COSR-S e COSR-NE. Em relação ao ano de 2013, houve em 2014 um aumento de 5,7% no total de intervenções.
Nos processos de análise e apuração da operação, merecem destaque: