Em 2014, o ONS deu continuidade à implantação de um Sistema de Medição Sincronizada de Fasores (SMSF), mediante a instalação de PMUs (Phasor Measurement Units) nos equipamentos e à instalação de infraestrutura de hardware (Phasor Data Concentrators – PDC) e software para aquisição e análise dos sincrofasores nas dependências do ONS.
Destaca-se em 2014 a assinatura do convênio entre o ONS e o MME, no âmbito do Projeto de Assistência Técnica dos Setores e Energia e Mineral (META), permitindo o acesso a recursos oriundos de empréstimo firmado pela União com o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para a aquisição da infraestrutura de hardware e software do projeto.
O projeto tem dois objetivos básicos:
A sua fase inicial compreende a instalação de PMUs em 31 subestações do SIN para monitorar 181 terminais de linhas de transmissão, incluídas no Plano de Modernização de Instalações (PMI) 2014-2017. Essa tecnologia é um importante apoio à análise de ocorrências, em especial as de grande porte, contribuindo para o aumento da segurança do SIN.