Em 2014, em função das condições hidrológicas desfavoráveis que impactaram o suprimento de eletricidade, o ONS reforçou seu relacionamento institucional com a sociedade, visando mantê-la permanentemente informada sobre as questões mais relevantes relacionadas à operação do SIN.
No Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, a articulação com o Ministério de Minas e Energia e com a Agência Nacional de Energia Elétrica permitiu viabilizar soluções para assegurar a segurança do suprimento de eletricidade, ao menor custo.
As associações setoriais também foram foco das ações de relacionamento do ONS. Foram realizadas palestras na Abrace, Abraget, Conselho de Infraestrutura da CNI, Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Cogen e Fiesp – para apresentar os resultados dos estudos desenvolvidos pelo Operador. Um dos principais fóruns para o relacionamento com as associações foi o 11º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, realizado em maio, importante evento setorial em que o ONS esteve presente.
O Operador participou em 2014 de outros eventos que reforçaram o relacionamento com segmentos específicos do público externo:
- Seminário A Eletrobrás e seu Ambiente Externo, palestra Desafios da Operação do SIN, em 21 de fevereiro, em Brasília;
- 11º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE), palestra Atendimento 2014-2018: A Visão do Operador, em 6 de maio, no Rio de Janeiro.
- XIII SEPOPE - Simpósio de Especialistas em Planejamento da Operação e Expansão Elétrica, organizado por Eletrobrás Furnas, palestra Avaliação das Condições do Atendimento Eletroenergético do SIN – 2014, em 19 de maio, em Foz do Iguaçu.
- Seminário A Nova Configuração da Matriz Elétrica Brasileira, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, palestra A visão de Curto e Médio Prazos do ONS, em 20 de maio, em São Paulo.
- Forum de Geração Termelétrica – Planejamento Estruturado do Setor Termelétrico no Brasil, palestra A Visão do ONS, 26 de maio, no Rio de Janeiro.
- Confederação Nacional da Indústria – CNI, palestra Avaliação das Condições do Atendimento Eletroenergético do SIN – 2014, em 27 de maio, em Brasília.
- Fundação Getúlio Vargas – FGV, palestra Avaliação das Condições do Atendimento Eletroenergético do SIN em 2014 e Visão para 2015, em 2 de junho, no Rio de Janeiro.
- Instituto Brasileiro do Petróleo – IBP, palestra Avaliação das Condições do Atendimento Eletroenergético do SIN – 2014, em 3 de junho, no Rio de Janeiro.
- Fórum Canal Energia: Risco Hidrológico (GSF) e Cenários de Preços 2014/15, palestra Política Operativa do SIN 2014/2015, em 22 de julho, no Rio de Janeiro.
- IX Forum Acende Brasil, painel O Papel das Termelétricas na Matriz Elétrica Brasileira, em 13 de agosto, no Rio de Janeiro.
- 3º Curso sobre o Setor Elétrico Brasileiro para a Magistratura, organizado pela CCEE e pela ENM/AMB, palestra Operação e Segurança do Sistema Eletroenergético Brasileiro, em 14 de agosto, em São Paulo.
- Light Serviços de Eletricidade S.A., palestra Avaliação das Condições do Atendimento Eletroenergético do SIN, em 20 de agosto, no Rio de Janeiro.
- Brazil Wind Power 2014, palestra A geração eólica no Brasil: Desafios do Operador, em 11 de agosto, no Rio de Janeiro.
- Energy Summit 2014, palestra Avaliação das Condições do Atendimento Eletroenergético do SIN em 2014, em 16 de setembro, em São Paulo.
- Participação em Talk Show organizado pela Duke Energy, em 18 de setembro, em São Paulo.
- Tribunal Superior Eleitoral, palestra Preparação do Sistema – Planejamento da Operação para as Eleições 2014, em 23 de setembro, em Brasília.
- Comitê Olímpico Internacional, palestra Electrical System Preparation and Operation for World Cup 2014, em 24 de setembro, no Rio de Janeiro.
- XIII EDAO – Encontro para Assuntos de Operação, palestra Operação Elétrica do SIN – Ações para ampliar a segurança, em 24 de novembro, em Belo Horizonte.
- Forum Canal Energia 2015 – Cenários e Projeções, palestra Operação do SIN: Balanço 2014 e Perspectivas 2015, em 4 de dezembro, em São Paulo.
- COGEN – Associação da Indústria de Cogeração de Energia, palestra Desafios da Operação do SIN no Curto Prazo e Benefícios da Geração Distribuída e Cogeração, em 4 de dezembro, em São Paulo.
- Seminário Perspectivas de Curto/Médio Prazo para o Mercado de Gás Natural, organizado pela ABRAGET, palestra Condições de Atendimento do SIN e Desafios para a Operação, em 8 de dezembro, no Rio de Janeiro.
- Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE), palestra Condições de Atendimento do SIN, em 15 de dezembro, no Rio de Janeiro.
- Conselho Nacional de Recursos Hídricos, palestra O comportamento hidrológico e a oferta de água em 2014: o que aconteceu, as lições aprendidas e os possíveis encaminhamentos, em 16 de dezembro, em Brasília.
- Em função do grande interesse da sociedade, despertado pelas condições de atendimento energético em decorrência da escassez de recursos hídricos, houve no ano um intenso relacionamento com a mídia, tanto por meio de entrevistas do Diretor Geral do ONS, quanto com os esclarecimentos prestados pela equipe de comunicação. Houve um total de 2386 matérias publicadas na mídia impressa em 2014, com um percentual de exposição favorável do ONS de 86,4%.
O website do ONS continuou um importante instrumento de divulgação das atividades técnicas e de relacionamento com os internautas.
O Programa de Visitação Institucional possibilitou que estudantes, técnicos do setor e outros visitantes nacionais e estrangeiros conhecessem melhor as atividades do ONS na operação centralizada do SIN. Visitantes do Comitê Olímpico Internacional e representantes do Southern African Power Pool foram recebidos no Escritório Central. No Centro Nacional de Operação do Sistema, em Brasília, foram realizadas 22 visitas, com 454 visitantes, de um público bastante diversificado. No Centro Regional de Operação Sudeste, no Rio de Janeiro, houve 25 visitas técnicas, totalizando 227 visitantes. Em Florianópolis, houve 13 visitas técnicas no ano, com cerca de 100 visitantes, e no Recife, três.
O desenvolvimento de atividades conjuntas com a CCEE e com a EPE teve continuidade, conforme o estabelecido nos respectivos Acordos Operacionais.