English

Gestão de Pessoas

Ao final do ano, o quadro próprio do ONS era composto por 758 empregados, incluindo nesse total as vagas reservadas para pessoas com deficiência, conforme a Lei nº 8.213/91.

O desenvolvimento alcançado pelo ONS na gestão de pessoas foi reconhecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), que classificou o projeto Gestão da Saúde como um dos três finalistas do 34º Prêmio Ser Humano 2014, na categoria média / grande empresa. O trabalho Valores: Orientadores da Gestão também foi um dos três finalistas do Prêmio FUNCOGE, na categoria Gestão Empresarial Estratégica.

O contínuo reconhecimento do ONS ao longo dos últimos anos por suas boas práticas de gestão incentiva novas ações estruturadas e corporativas que contribuam para a elevação do patamar de gestão da organização, a fim de que as equipes estejam cada vez mais preparadas para os desafios atuais e futuros associados ao cumprimento da missão  institucional.

As ações listadas a seguir representam a implementação em 2014 das estratégias definidas pela Diretoria para captação, desenvolvimento e retenção dos profissionais do Operador:

 

EDUCAÇÃO CORPORATIVA DO ONS

Inserido nas ações estratégicas do Planejamento Estratégico 2014-2017, foi estruturado em 2014 o projeto de implementação da Educação Corporativa ONS. Seu principal objetivo é efetuar a transição do modelo atual de Treinamento & Desenvolvimento para um modelo de educação baseado prioritariamente em soluções corporativas alinhadas às estratégias da empresa, competências, valores e conhecimentos priorizados. Sua estrutura lógica está segmentada em três ênfases de aprendizagem: Institucional, Especialização Técnica e   Liderança.

A partir da adoção desse novo modelo de educação, a organização estará atuando na formação profissional, não só no que tange à capacitação para a tarefa, mas na preparação integral necessária aos profissionais para os desafios presentes e futuros do ONS e do setor  elétrico.

Além disso, conforme previsto no escopo do projeto, foi introduzido na intranet corporativa o recurso do ensino à distância, como alternativa para o autodesenvolvimento, tendo ainda como benefício a redução de custos. Até o final de 2014, doze cursos on line já estavam disponíveis para capacitação, correspondendo às competências comuns e do eixo gerencial do   ONS.

 

RELAÇÕES  DO TRABALHO

A partir de 2014, foram sistematizadas as ações voltadas para o relacionamento com as entidades sindicais e com grupos de empregados, como forma  de antecipar a discussão e o tratamento de questões trabalhistas. Esta estratégia privilegiou o nivelamento constante de informações, bem como o desenvolvimento de estudos e outras ações decorrentes do ACT 2014/15. O processo de diálogo frequente entre a Diretoria, o corpo gerencial, os empregados e as entidades sindicais tem favorecido a busca de soluções para o atendimento de expectativas, proporcionando um clima de maior abertura e confiança na   organização.

 

GESTÃO  DO CONHECIMENTO (GC)

Em decorrência da conquista do Prêmio Ser Humano, em dezembro de 2013, com o case Gestão do Conhecimento: a prática que gera aprendizado organizacional, o ONS foi convidado para participar de oito eventos técnicos ao longo de 2014, o que aumentou a visibilidade institucional como uma organização que possui melhores práticas de gestão, além de permitir a realização de benchmarking com empresas que estão em estágio avançado nas práticas de   GC.

 

PLANO  DE RECONHECIMENTO

A realização do sexto ciclo do Plano de Reconhecimento (Programa Reconhecer+ e Destaques do Ano) consolida a prática do valor Reconhecimento na organização. O Prêmio Reconhecer+ foi concedido a 81 empregados em   2014.

 

PLANO DE GESTÃO DE CARGOS E REMUNERAÇÃO -   PGCR

Em decorrência da reestruturação de cargos implantada em 2013, foram realizadas ações de capacitação para todos os gestores, abordando a conceituação de Cargos e Salários e as políticas de Gestão de Cargos e Remuneração no ONS.

 

PROGRAMA CONSTRUIR – O programa de trainee e de estágio do ONS.

O Programa recruta, seleciona e capacita trainees de nível superior e técnico, além de estagiários. Seus resultados têm sido favoráveis, com o aproveitamento pelo ONS de cerca de 49% dos trainees de nível superior e 27% dos de nível técnico entre 2001 e 2014.

 

PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO

As ações de capacitação estão estruturadas em programas específicos, distribuídos nas ações corporativas detalhadas a  seguir:

 

PROGRAMA MAIS VALOR

O Mais Valor é um programa de desenvolvimento interno voltado à promoção de cursos de capacitação dos empregados, ministrados pelos  próprios colaboradores, sobre temas de interesse da organização, alinhados ao seu Planejamento Estratégico. Seus principais objetivos são:  oferecer  aos empregados conteúdos não disponíveis ou sobre os quais a expertise interna do ONS destaca-se no mercado; valorizar os empregados detentores desta expertise; formar um acervo de conhecimento interno, além de reduzir custos. Em 2014, diferentes temas foram abordados no Mais Valor, conforme a Tabela   6.

 

Tabela 6 – Cursos do Programa Mais Valor em 2014

Tabela 6 – Cursos do Programa Mais Valor em 2014

 

CAISE – Capacitação em Aspectos Institucionais do Setor  Elétrico

Reconhecido pelo MEC como curso de longa duração, com titulação de MBA, e com carga horária de 396h, o CAISE é dirigido ao público alvo de profissionais especialistas e seniores do Operador. Seu conteúdo é distribuído em quatro módulos: Competências Organizacionais, Fundamentos do Setor Elétrico, Aspectos Institucionais e Alinhamento Estratégico, e o Trabalho de Conclusão de Curso.

Em 2014 foram inseridas na grade curricular do CAISE palestras com os cinco diretores do ONS, com o objetivo de firmar um importante elo entre o ambiente organizacional e o meio acadêmico. Esta inclusão foi essencial para que os participantes se aproximassem da Visão Estratégica da organização, ampliando assim seu conhecimento a respeito dos projetos e processos de cada uma das Diretorias. A turma do CAISE de 2014, que teve início em 22/01/14 no IAG/PUC, foi composta por 30  alunos.

 

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE ENGENHEIROS

Realizado em parceria com o GESEL/ UFRJ e voltado para profissionais plenos, o Programa tem como objetivos: ampliar e consolidar conhecimentos sobre o setor elétrico brasileiro; contribuir para os processos de integração; e auxiliar no aumento da produtividade e retenção dos profissionais do   ONS.

 

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE OPERADORES - Desenvolvimento da Operação

A certificação dos operadores ocorre a cada três anos e tem como propósito geral atender aos requisitos estabelecidos no Manual de Procedimentos da Operação e como objetivo principal atestar as competências dos Operadores de Sistema e de Instalações da Rede de Operação, habilitando-os para o desempenho de suas funções na Sala de  Controle.

O Programa de Certificação / Recertificação é alinhado com as competências e valores organizacionais, assegurando assim, uma maior coerência do programa interno e sua aderência ao contexto do ONS, visando à sustentabilidade organizacional. Em 2014, foram certificados 15 operadores no Recife e 24 no Rio de Janeiro, totalizando 39  operadores.

 

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA OPERAÇÃO

O Programa de Desenvolvimento da Operação visa à melhoria contínua de pessoas e  processos dessa  atividade, tendo por  base  referências técnicas, de saúde e a aderência às competências e valores organizacionais. O Programa abrange todos os profissionais diretamente envolvidos nas atividades da Sala de Controle e tem como insumos os resultados qualitativos da certificação dos operadores.

 

GESTÃO DE DESEMPENHO

A avaliação de desempenho identifica e mensura as ações que os empregados realizaram em um determinado período, com o objetivo de diagnosticar e analisar o desempenho individual, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como estimular as melhores práticas. Além disso, fornece aos gestores informações relevantes para análises e tomadas de decisões acerca de treinamento, planejamento de carreira e práticas de Gestão de Cargos e Remuneração, possibilitando o desenvolvimento do indivíduo avaliado. Por meio dela, é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento.

A Gestão de Desempenho do ONS, em 2014, foi reforçada pela consolidação do programa aos Eixos da Trajetória de Carreira, Competências e Níveis de Complexidade. Os gestores avaliaram seus empregados em metas, competências e atitudes, além da prática e registro do feedback. Os empregados avaliaram os gestores em atitudes e se autoavaliaram em competências e atitudes, e registraram seus feedbacks.

 

PROGRAMA DE GESTÃO DE SAÚDE

Com base nos bons resultados alcançados na prevenção da saúde dos empregados e de seus familiares após quatro anos de sua implantação, o Programa de Gestão de Saúde do ONS recebeu em 2014 o reconhecimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro, ao ser incluído entre os três finalistas do Prêmio Ser Humano  2014.

Dando continuidade às boas práticas já adotadas nos anos anteriores, como campanhas de vacinação, participação em atividades físicas, ações antiestresse e palestras informativas sobre Distúrbios do Sono, Depressão e Nutrologia e Metabolismo, o programa de Gestão de Saúde foi ampliado em 2014 com as seguintes ações:

  • Projeto Cuidar – envolve grupos de empregados com necessidades similares. Em 2014 teve foco em sedentarismo e obesidade. A escolha desses temas levou em conta as estatísticas médicas levantadas anualmente, após a análise dos exames periódicos e dos atendimentos médicos ocupacionais e assistenciais.
  • Lançamento da Gestão Pessoal da Saúde – reconhecimento e promoção do empregado que é multiplicador e incentivador das ações de saúde.

Resultados da Gestão em 2014

© 2015 ONS - Todos os direitos reservados