English

Estudos Pré-Operacionais de Integração da
Usina de Teles Pires

A usina hidrelétrica de Teles Pires, localizada no rio Teles Pires, na divisa dos Estados de Mato Grosso e Pará, nos municípios de Paranaíta e Jacareacanga, respectivamente, faz parte do conjunto dos aproveitamentos hidrelétricos da bacia dos rios Teles Pires e Apiacás, o qual é constituído pelas usinas Colider (300 MW), Sinop (400 MW), São Manoel (700 MW) e Foz do Apiacás (230 MW). Essas usinas serão integradas ao SIN por um sistema de transmissão em 500 kV, que interligará os estados de Mato Grosso, Goiás e Minas   Gerais.

Numa primeira etapa, prevê-se a conclusão do sistema de transmissão por dois circuitos de 500 kV, o que permitirá o escoamento da geração produzida pelas usinas de Teles Pires e  Colider.

Para fazer face à situação em que o sistema de transmissão está incompleto, foi adotada uma solução provisória de transmissão que permitirá a energização da usina e o escoamento de parte da energia gerada. Essa solução provisória interligará essa usina ao SIN, em circuito simples de 500 kV, na subestação Sinop e para tal será instalado, também de forma provisória, um banco de autotransformadores 500/230 kV – 400 MVA, previsto inicialmente como reforço da subestação Ribeirãozinho.

Foram realizados estudos pré-operacionais que consideraram diversos aspectos, como transitórios eletromagnéticos, de regime permanente, de regime dinâmico e de manobras à frequência industrial, tanto para atender a entrada em operação na conexão provisória, quanto na configuração definitiva, ambas previstas para ocorrer ao longo de  2015.

Resultados Técnicos em 2014

© 2015 ONS - Todos os direitos reservados