Telecomunicação e Tecnologia da Informação

Para o exercício de suas atribuições legais e o cumprimento de sua missão institucional, o ONS desenvolve uma série de estudos e ações a ser exercidas sobre o sistema e seus agentes o que implica no uso intensivo de processamento de informações fortemente baseados no uso de TI.

Entre os principais resultados das ações empreendidas pela área de TI corporativa em 2012, destacam-se:

Implementação da ferramenta Cloud Computing

A experiência bem-sucedida com o projeto-piloto adotado no Newave sinaliza novos patamares tecnológicos para o setor elétrico, com impactos positivos em outros modelos matemáticos. O Cloud Computing é uma ferramenta que viabiliza o acesso a programas, serviços e arquivos, bem como o processamento de grande volume de dados de forma remota, por meio de um provedor da Internet. Este conceito começa a ser adotado pela TI Corporativa em seu plano estratégico de 2012 com foco em Modelos Matemáticos, Mobilidade, Colaboração Eletrônica, Backup e Restore, Business Intelligence e Recuperação em Caso de Desastre.

Para o Newave, em um caso do Planejamento Mensal da Operação – PMO, apresentaram uma redução da ordem de 40% no tempo de execução. A expectativa é de que este projeto tenha grande impacto na forma de processamento intensivo e de modelos matemáticos em todo o setor elétrico.

Outros testes estão sendo realizados com o Community Atmospheric Model - CAM, desenvolvido pelo National Center for Atmospheric Research (NCAR) dos EUA. Trata-se de um modelo climático que precisa de processamento de alto desempenho e muito espaço em disco.

Também já estão sendo testados na organização, os modelos ORGANON e DECOMP. Este último passará a ser processado em ambiente distribuído em 2013, seguindo o mesmo caminho do Newave. Um caso teste, cujo tempo de resolução levou 35 minutos no ambiente computacional teve tempo de resolução de 3 minutos, quando executado nas nuvens.

Projetos de Sistemas Aplicativos concluídos

Ao longo de 2012, foram concluídos importantes projetos e ações de desenvolvimento de sistemas de suporte às áreas finalísticas que contribuíram de forma significativa para a gestão de dados e informações, entre as quais destacamos:

  • Projeto Sistema de Análise de Perturbações – SPERT, que garante a melhoria na qualidade no atendimento do processo de Análises de Perturbações, no tratamento e recebimento dos arquivos de oscilografia.
  • Projeto Sistema de Previsão de Cargas para Estudos Energéticos – SPCEE, que trata da Implantação dos Modelos de Tratamento de Dados. Ele apoia na melhoria do processo e aumenta a qualidade das previsões de carga.
  • Projeto Exportador Modelo de Informação Comum XML (CIM XML), que garante a integração e atualização dos dados da rede elétrica disponíveis na Base de Dados Técnica - BDT com a base de dados fonte do REGER.
  • Integração do Sistema de Programação Diária da Produção - PDP para viabilizar o funcionamento do Sistema de Supervisão e Controle – SSC REGER com o SSC atual, e das rotinas de carga de limites através de processos de ETL, para utilização em Tempo Real pelo REGER.
  • Automatização do processo de consistência da geração térmica envolvendo os agentes e centros regionais do ONS, gerando ganho de confiabilidade e produtividade.
  • Atendimento à Resolução nº 454 da ANEEL que estabelece critérios e condições para a entrada em operação comercial de reforços e ampliações de instalações de transmissão a ser integrados ao SIN, com impactos nos processos e sistemas ONS.
  • Automação da Integração entre a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e o Operador do novo Sistema de Compensação e Liquidação - SCL.
  • Revisão da metodologia de Gerenciamento de Projetos do ONS e primeira etapa de implantação do Sistema de Gerenciamento de Projetos EPM 2010 que melhorará o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de sistemas, bem como o apoio à decisão do portfólio de projetos de TI Corporativa.
  • Conclusão da primeira etapa do projeto de automação da Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas do ONS, com a implantação do Microsoft Team Foundation, dando início às ações para aumentar a agilidade e melhorar a qualidade do desenvolvimento e manutenção de sistemas.

Avanços na Segurança da Informação

Em razão do aspecto estratégico e crítico da Segurança da Informação para o ONS, especial atenção foi dada à elaboração dos termos da Política de Uso e Segurança da Informação e dos Ativos Associados da Organização. Complementarmente, foi implantado o dispositivo de segurança (Web Application Firewall) que aumenta o nível de proteção das aplicações web do ONS contra ataques cibernéticos.

Avanços na Infraestrutura

Em 2012, foram concluídas a implantação do novo sistema de Service Desk e a integração dos módulos de Gerenciamento e Monitoramento da infraestrutura dos servidores, sistema aplicativos, rede locais e links de telecomunicações que permitem a atuação de forma próativa na análise, detecção e reparação de eventuais indisponibilidades e degradação de performance dos ambientes.

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