Em 2012, o ONS deu continuidade ao relacionamento institucional com a sociedade, concentrando seu foco no esclarecimento das questões mais relevantes relacionadas à operação do SIN.
Cabe destacar o intenso relacionamento e articulação com o Ministério de Minas e Energia e com a Agência Nacional de Energia Elétrica no âmbito do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, o que permitiu viabilizar soluções que buscavam assegurar a segurança do suprimento de eletricidade, ao menor custo.
As associações setoriais também foram foco das ações de relacionamento do ONS. Foram realizadas palestras pela direção do Operador em diversas associações setoriais – COGEN, ABRACEEL, Conselho de Infraestrutura da CNI e FIESP – para apresentar os resultados dos estudos desenvolvidos, bem como para discutir outros assuntos de mútuo interesse. Um dos principais fóruns para o relacionamento com as associações foi o 9º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, importante evento do setor elétrico em que o ONS esteve presente.
O ONS participou em 2012 de outros eventos que permitiram reforçar o relacionamento com segmentos específicos do público externo:
Teve continuidade em 2012 o detalhamento dos procedimentos internos e implantação do Plano de Gestão da Comunicação em Situações de Crise, que tem como objetivo aprimorar a comunicação do Operador com os seus públicos de interesse em momentos críticos, visando a preservar sua imagem e sua reputação. O Plano estabelece políticas e procedimentos a serem seguidos na ocorrência de interrupções temporárias do suprimento de energia elétrica ao mercado consumidor e foi construído após um trabalho de bechmarking realizado com empresas nacionais de grande porte e com os Operadores de Sistemas participantes do GO 15.
Com o objetivo de manter a sociedade informada sobre as condições de suprimento de energia e sobre os resultados da operação do SIN, o ONS manteve o relacionamento com a mídia, tanto por meio de entrevistas de seu Diretor Geral, quanto com os esclarecimentos prestados pela equipe de comunicação. O percentual de exposição favorável do ONS na mídia impressa em 2011 foi de 86,3%.
O website do ONS recebeu em média 2.443 visitas externas por dia durante o ano, comprovando sua importância como instrumento de divulgação das atividades técnicas do Operador e de relacionamento com os internautas. A seção Fale Conosco do site recebeu em média 127 mensagens de visitantes por mês.
As atividades do ONS na operação centralizada do SIN despertaram o interesse de outros segmentos do público externo, especialmente de estudantes, técnicos do setor e técnicos estrangeiros, atendidos pelo Programa de Visitação Institucional. Diversas delegações estrangeiras foram recebidas no Escritório Central. No Centro Nacional de Operação do Sistema, em Brasília, foram realizadas 20 visitas, com 355 visitantes. No Centro Regional de Operação Sudeste, no Rio de Janeiro, houve 29 visitas técnicas, totalizando 302 visitantes. Em Florianópolis, houve oito visitas técnicas no ano e no Recife, três.
Houve crescimento da integração e da cooperação na realização de atividades, estudos e projetos conjuntos com a CCEE e com a EPE, conforme estabelecido nos Acordos Operacionais existentes, contribuindo para o aumento da eficiência do setor elétrico brasileiro.