A Operação em Tempo Real

Em 2012, além dos projetos de médio prazo já em andamento, foram priorizadas novas ações com o objetivo fundamental de ampliar a Segurança da Operação do SIN, envolvendo os recursos de Supervisão e Controle, os recursos de Apoio à Operação, os processos operacionais e as equipes envolvidas em todas as áreas dos Centros de Operação do ONS.

Em conformidade com o Plano Diretor de Supervisão e Controle do ONS, prosseguiram as atividades de desenvolvimento e implantação do projeto REGER - Rede de Gerenciamento de Energia:

  • Foram concluídos os “testes de campo” no Centro Regional de Operação Sudeste (COSR-SE), no Rio de Janeiro. Já em Brasília, o REGER no Centro Nacional de Operação do Sistema (CNOS) e no Centro Regional de Operação Norte e Centro-Oeste (COSR-NCO) iniciou a fase de testes funcionais. No Centro Regional de Operação Sul (COSR-S), em Florianópolis, e no Centro Regional de Operação Nordeste (COSR-NE), em Recife, foram realizados os testes de hardware, rede e segurança, com sucesso.
  • Foi concluída a implantação e a homologação da ROP-REGER, assim denominada a nova rede operativa de telecomunicações fundamental para os processos operacionais e a troca de dados do SIN entre os Centros de Operação do ONS e que foi projetada para atender os requisitos da Rede de Gerenciamento de Energia.
  • Foi concluída a modernização dos sistemas de comunicação por voz nos Centros de Controle, com uso da tecnologia IP.
  • Para assegurar a efetividade do Plano de Contingências dos Centros de Operação do ONS, funcionalidade essa fundamental para garantir a permanente supervisão e o controle da Operação do SIN em condições de emergência em qualquer uma das localidades, a arquitetura do REGER prevê a utilização de dois canais de comunicação de dados e voz nas ligações dos Centros Regionais com disponibilidade e desempenho adequados. Foram iniciadas as atividades de implantação do sistema de monitoração da disponibilidade destes canais, com grande envolvimento dos Agentes.

O Projeto do Sistema Nacional de Observabilidade e Controlabilidade – SINOCON atingiu em 2012 a marca de implantação de novas unidades de aquisição de dados em 101 instalações das 116 previstas nesta fase. Os Lotes 1, 2 e 3 estão concluídos. No Lote 4, cinco instalações foram concluídas até 2012 e outras quinze instalações estão em andamento.

Para o desenvolvimento das Equipes de Operação do ONS, em 2012:

  • Iniciados os trabalhos de desenvolvimento do Programa de Treinamento Estruturado para Capacitação das Equipes de Tempo Real, que tem como objetivo o aprimoramento técnico dessas equipes para o desempenho em nível compatível com a evolução da complexidade do sistema. A primeira etapa desse projeto será concluída em 2013 com o apoio de consultoria especializada e com experiência nesse tipo de trabalho.
  • Foram realizados diversos exercícios simulados de recomposição do SIN, com a participação dos Centros de Operação do ONS e de Agentes convidados, representantes nas áreas de transmissão, geração e distribuição. Neste ano, os exercícios evoluíram com melhorias implantadas para o acesso dos Agentes aos simuladores no ONS, bem como no treinamento in company para os agentes participantes. Realizados sistematicamente desde 2006, com o objetivo de simular um possível cenário de ocorrência na operação do SIN, esses exercícios permitem avaliar o desempenho das equipes, os processos, os procedimentos e a adequação dos recursos. Servem como instrumento de desenvolvimento dos profissionais envolvidos, que utilizam ambientes similares às salas de controle dos Centros de Operação, com todos os seus recursos de infraestrutura, simulando as condições de possíveis ocorrências no SIN.

Foram coordenadas e executadas 47.615 intervenções para manutenção e/ou testes em equipamentos e instalações elétricas do SIN, sendo realizados todos os ajustes e reprogramações necessários para atendimento aos procedimentos operacionais vigentes e em observância aos critérios de segurança estabelecidos.

Com relação aos Procedimentos de Rede, merecem destaque:

  • Revisão do Submódulo 10.14, contemplando a revisão dos Requisitos Técnicos para Operação das Instalações e visando a ampliação da segurança operativa do SIN.
  • Revisão 2012 das Redes Complementar e de Supervisão, assim como a rotina RO-RD.BR.01 - "Definição da Rede a que pertencem os equipamentos de uma instalação do SIN", as quais apresentadas, em reuniões regionais, aos Agentes de Transmissão, Geração e Distribuição.
  • Executadas 1628 revisões de um total de 1074 documentos normativos vigentes, atualizando-os ou inserindo melhorias.
  • Emissão de pareceres técnicos, subsidiando a emissão dos pareceres de acesso de novas obras ou instalações, configurando-se um novo recorde no ano de 2012.

Para aprimorar os processos de análise e apuração da Operação, as seguintes atividades podem ser mencionadas, entre outras executadas rotineiramente:

  • Consolidação do processo de apuração dos MUST, com inclusão da apuração para geradores e para períodos fora de ponta de carga.
  • Implantação da versão WEB para o SAGIC, proporcionando mais facilidade e segurança para apuração de dados de geração, intercâmbio e carga.
  • Revisão dos critérios e procedimentos para avaliação da comunicação verbal na operação.
  • Implantação de grupos de trabalho para melhoria de processos e alinhamento dos entendimentos quanto à apuração de dados de transmissão, de geração e de uso do sistema de transmissão, utilizados para contabilizações financeiras, com importantes resultados para os Agentes.
  • Desenvolvimento de aplicações com o uso do aplicativo PI, da empresa OSIsoft, para exploração dos dados da Operação do SIN, para desenvolvimento de aplicações com uso do PI – OSIsoft.

Com o resultado de 98,5% de satisfação, para uma amostragem de 100 agentes (geração, transmissão, distribuição e consumidores livres), foi realizada pesquisa de satisfação de clientes relativa aos processos e produtos dos Centros de Operação, com o objetivo de aferir pontos a serem melhorados a partir de itens ou assuntos especificamente identificados.

Merece destaque ainda o intenso envolvimento dos Centros Regionais de Operação de Florianópolis, Recife e Rio de Janeiro na elaboração do Plano de Mudança Predial, cuja execução ocorrerá nessas localidades em 2013, de modo a serem observados rigorosamente os critérios de máxima segurança operacional do SIN, quando for efetivada a transferência desses Centros de Operação e de seus recursos para as novas instalações.

  • © 2012 ONS - Todos os direitos reservados