Em 2012, o total de Agentes Associados ao ONS alcançou 321 associados (número 14% superior ao ano anterior, de 282 agentes), demonstrando a crescente responsabilidade do Operador como gestor da rede de instituições e instalações envolvidas na operação do SIN e o aumento da complexidade dos processos conduzidos nessa atividade. Para nivelar estes Agentes Associados acerca das atividades desenvolvidas, o ONS realizou em 2012 quatro Encontros Técnicos ONS/Agentes, sendo dois em Recife (30 de maio e 5 de dezembro) e dois em Florianópolis (19 de julho e 11 de dezembro). Além disso, em Florianópolis, em outubro de 2012, foi realizada uma reunião com agentes de geração eólica e hidrelétrica, tendo em vista a expectativa da entrada em operação de suas usinas até o final de 2014.
Foram emitidos, nesse ano, 881 Termos de Liberação para entrada em operação de instalações de transmissão, e 402 Declarações de Atendimento aos Requisitos dos Procedimentos de Rede para instalações de geração. Foi também realizada a classificação da Modalidade de Operação de 156 usinas, sendo 38 classificadas como Tipo I, 3 como Tipo II-A, 1 como Tipo II-B e 114 como Tipo III.
Em 2012, o processo de captação foi reformulado, visando uma maior eficiência na aproximação com os Agentes cujas obras estejam compreendidas no horizonte de até 36 meses à frente. As ações desenvolvidas envolveram tanto os núcleos e centros regionais, quanto as áreas técnicas do ONS e contaram com a participação de novos Agentes, que estavam se integrando ao setor elétrico, e também de Agentes já participantes do setor, que estavam integrando novas instalações ao SIN.
Em 2013, já estão previstas, para abril e maio, as primeiras reuniões de captação para os vencedores dos leilões realizados pela ANEEL em dezembro de 2012.