Copa do Mundo de Futebol de 2014

Em continuidade às atividades para adequação do sistema elétrico para a Copa do Mundo de 2014, foi aprovado no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em fevereiro de 2012, o Relatório Síntese das atividades das forças-tarefa, contendo o conjunto de obras consideradas estratégicas para garantir as condições de atendimento desejadas para cada cidade-sede. A partir de então, o Departamento de Monitoramento do Setor Elétrico do MME passou a acompanhar de forma especial todas as obras indicadas no referido documento.

Ao longo de 2012, o DMSE realizou reuniões setorizadas nas capitais-sede, envolvendo além do ONS, EPE, empresas transmissoras, distribuidoras e setores da administração municipal e estadual. Nestas ocasiões, buscou-se o comprometimento das diversas entidades e órgãos públicos para a superação das dificuldades identificadas no processo de implantação das obras consideradas estratégicas para o evento da Copa 2014.

Desde a aprovação do Relatório Síntese, o GT-Copa 2014 realizou reuniões gerais envolvendo representantes de todas as capitais, a cada seis meses, para garantir o alinhamento geral das ações e o acompanhamento e avaliação dos cronogramas estabelecidos para cada obra.

No último trimestre de 2012, o GT-Copa 2014 iniciou sua atuação com foco na Copa das Confederações, a ser realizada em junho de 2013 nas capitais Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Salvador. A importância da Copa das Confederações pode ser mensurada por se tratar de um grande ensaio para a Copa do Mundo de 2014.

  • © 2012 ONS - Todos os direitos reservados