A Mudança para Novas Instalações

O ONS deu início em 2009 ao processo de mudança de suas instalações no Rio de Janeiro, no Recife e em Florianópolis. Após uma análise da estrutura disponível nos prédios atuais e realizados estudos considerando projeções sobre o seu futuro e estimativas de crescimento para o horizonte de 2020, foi elaborado um plano de necessidades da organização, em que se levou em conta os valores de mercado.

Os locais das novas instalações foram escolhidos: o bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro, o bairro de Santo Amaro, no Recife, e o complexo Office Park, em Florianópolis. Os prédios estão em fase avançada de construção segundo contratos de locação que o ONS assinou com seus proprietários-empreendedores.

Os contratos de locação envolvem peculiaridades técnicas, jurídicas e negociais. Existe em anexo um Memorial Descritivo em que estão estabelecidos os detalhes do fornecimento básico, adequados às necessidades do Operador. Complementando o fornecimento básico, o ONS necessita para seu funcionamento que vários outros requisitos sejam atendidos, denominados itens de enxoval.

No Recife e em Florianópolis já estão finalizadas as instalações prediais, civis e arquitetônicas, e as infraestruturas eletromecânicas, elétrica, hidráulica e de ar condicionado redundantes, proteções contra incêndio e sistemas de segurança e de automação. Resta complementar as instalações internas, os itens de enxoval, a cargo do ONS: ambientes de escritório e salas de reunião, auditório, ambiente da sala de operações, datacenter e salas de telecomunicações.

No Rio de Janeiro, as instalações prediais e as infraestruturas eletromecânicas estão 80% concluídas e o prédio já dispõe de habite-se. Foram iniciadas as obras complementares a cargo do ONS.

Características funcionais dos empreendimentos

Os prédios foram concebidos observando a horizontalidade dos espaços de escritórios, privilegiando a integração das equipes, com o apoio de infraestrutura e acabamentos buscando um viés de identidade visual, direcionada à eficiência energética e sustentabilidade, aliadas ao conforto dos usuários.

Uma vez que em todas as localidades as instalações incluirão ambientes de escritório e ambientes operativos, as novas instalações terão funcionalidades comuns e dimensões diversas, em função do número de empregados em cada localidade.

O Plano de Ocupação privilegia a continuidade do funcionamento das atividades finalísticas do ONS e, por conta disso, a infraestrutura predial foi projetada dentro do critério de dualidade e confiabilidade da norma internacional Uptime, no nível TIER III, seguindo práticas adotadas internacionalmente em instalações de operadores de sistemas.

Em dezembro de 2012 estava sendo desenvolvido o plano de comunicação interna visando orientar os usuários sobre os procedimentos para as mudanças e para adaptação aos novos ambientes.

Para as mudanças foram contratadas empresas especialistas em logística, principalmente de transferência de ativos de TI, minimizando riscos de danos e de atrasos.

A ocupação do prédio em Florianópolis deverá ocorrer no primeiro semestre de 2013 e, no Rio de Janeiro e no Recife, logo em seguida.

  • © 2012 ONS - Todos os direitos reservados