Perturbação com Origem na SE Brasília Sul

No dia 4 de outubro, às 13h02min, um curto-circuito monofásico na linha de transmissão 138 kV Samambaia – Brasília Norte, provocado por queimada, foi eliminado pela atuação da proteção dessa linha, resultando no desligamento automático de diversos transformadores e linhas de transmissão no Distrito Federal. Houve perda total das cargas atendidas pela subestação Brasília Sul, em um montante da ordem de 900 MW.

Principais ações e medidas implantadas:

  • Implantação de novos procedimentos operativos de transferência das cargas de Águas Claras da SE Samambaia para a SE Brasília Sul. De forma a evitar sobrecarga no circuito 3 da LT 138 kV Brasília Sul – Brasília Norte, apenas uma parte da carga prioritária de Águas Claras, em torno de 15 MW, será transferida para a subestação Brasília Sul.
  • Adequação do SEP em Brasília Norte, que passa a atuar apenas por conta de sobrecarga em qualquer das linhas de transmissão em 138 kV Brasília Sul – Brasília Norte (circuitos 1,2 e 3) ou Samambaia – Brasília Norte
  • Implantação de procedimentos operativos na rede de 138 kV da CEB, no que se refere a procedimentos e limites operativos envolvendo os circuitos 1, 2 e 3 da LT 138 kV Brasília Sul – Brasília Norte, a LT 138 kV Samambaia – Brasília Norte e a subestação de Águas Claras, em 138 kV, da CEB.
  • Ativação do religamento automático tripolar nas LT 138 kV Brasília Sul – Brasília Norte (circuitos 1, 2 e 3) e Samambaia – Brasília Norte.

  • © 2012 ONS - Todos os direitos reservados