Perturbação com Origem na SE Imperatriz

No dia 22 de setembro, às 15h49min, uma perturbação com origem em um curto-circuito monofásico no vão do Reator nº 11 conectado ao barramento de 500 kV da SE Imperatriz envolveu o desligamento automático de diversos equipamentos e linhas de transmissão das regiões Norte e Nordeste. A perturbação foi extinta pela atuação das proteções dos terminais remotos, em função da não atuação das proteções associadas ao vão do reator, tendo como consequência a perda de sincronismo dos sistemas Norte e Nordeste em relação ao restante do SIN. Nas regiões Norte e Nordeste houve queda na frequência, com consequente atuação de todos os estágios do Esquema Regional de Alívio de Carga – ERAC destas regiões, acarretando o desligamento de 3.918 MW de carga.


Principais ações e medidas implantadas:

  • Reavaliação do ERAC das regiões Norte e Nordeste, considerando a viabilidade de ajustá-lo no sentido de evitar que o valor de frequência mínima correspondente ao desligamento das usinas termelétricas sejam atingidos, visando a mantê-las ligadas no sistema e, com isso, assegurar a continuidade do suprimento de um montante maior de cargas.
  • Adequação do sistema de proteção diferencial da barra 1 da SE Imperatriz 500 kV e do Reator nº 11, para atendimento ao estabelecido no item 6.1.4 do Submódulo 2.6 dos Procedimentos de Rede, relativamente à superposição das zonas de proteção.

  • © 2012 ONS - Todos os direitos reservados