A Mudança para Novas Instalações

O ONS deu início em 2009 ao processo de mudança de suas instalações no Rio de Janeiro, no Recife e em Florianópolis. Os locais das novas instalações foram escolhidos: o bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro, o bairro de Santo Amaro, no Recife, e o complexo Office Park, em Florianópolis.

Observando as peculiaridades técnicas dos contratos de locação, empresas especializadas em comissionamento de prédios foram contratadas para garantir que as condições estabelecidas no Memorial Descritivo, anexo aos contratos, designado fornecimento básico,  foram atendidas, assim como os itens complementares, designados de enxoval, adequados às necessidades do Operador: ambientes de escritório e salas de reunião, auditório, ambiente da sala de operações, datacenter e salas de telecomunicações.

No decorrer do primeiro trimestre de 2013 foi elaborado e divulgado um plano de comunicação que esclarecia sobre o que e como mudar, orientado por empresas especializadas em logística, principalmente de transferência de ativos de TI, minimizando riscos de danos e de atrasos.

Todo o planejamento atendeu ao critério de atenção à continuidade dos serviços e foi realizado em pelo menos duas ondas, em relação aos ativos de TI dos Centros de Controle: sempre foi mantido um back up no local de origem até que as funções fossem transferidas e consideradas em operação estável, nos novos locais.

A infraestrutura predial foi exaustivamente testada simulando a operação normal, com cargas virtuais e em situação de contingência, antes de cada evento de mudança, com o apoio de consultorias especializadas, certificada para o atendimento das exigências do USGBC – US Green Building Council, no mínimo contratual no nível bronze.
O início do funcionamento nos novos prédios ocorreu nas seguintes datas:

  • Em Florianópolis, em 3 de junho, após uma experiência pioneira de mudança realizada durante o feriado estendido de Corpus Christi
  • No Recife, em 17 de julho, aproveitando um feriado local para a mudança.
  • No Rio de Janeiro, foram realizadas três ondas de mudanças: a primeira envolveu parte da equipe do Escritório Central, em 16 de setembro; a segunda, em 7 de outubro, completou a mudança da equipe do Escritório Central. Por fim, em 14 de outubro houve a transferência do Centro Regional de Operação Sudeste.
  • © 2012 ONS - Todos os direitos reservados