Em mais um ano de intenso trabalho para garantir o cumprimento de sua missão institucional, o Operador Nacional do Sistema Elétrico apresenta neste relatório os principais resultados alcançados em 2013, que permitiram oferecer aos consumidores do Sistema Interligado Nacional um suprimento de energia elétrica dentro de padrões adequados de segurança e economicidade.
O Conselho de Administração, no escopo de suas atribuições regulamentares, participou desse esforço integrado das equipes técnicas do Operador, dos Agentes Associados, e das demais organizações que conduzem o setor elétrico, contribuindo para esse expressivo conjunto de resultados positivos, tanto no campo técnico quanto no da gestão corporativa.
Contudo, o principal resultado alcançado em 2013 que eu gostaria de destacar foi a conclusão do projeto de implantação das novas instalações do Operador, em Florianópolis, no Recife e no Rio de Janeiro.
Mais do que uma simples mudança física para instalações projetadas para atender às necessidades específicas do Operador, a ocupação dos novos prédios eleva o ONS a um novo patamar de visibilidade perante a sociedade, contribuindo para reforçar a identidade corporativa e aumentar o reconhecimento dos resultados que alcança na operação do SIN. Para os colaboradores, a mudança representa trabalhar em melhores condições, certamente. Mas, ainda mais importante, abre oportunidade para aumentar a integração interna, verdadeira propulsora dos resultados conquistados pela organização.
Conjugada com a prática diária dos valores corporativos, essa mudança terá uma ação verdadeiramente transformadora, conduzindo a um Operador plenamente capacitado para coordenar a operação de um sistema cada vez maior e mais complexo, com uma matriz elétrica mais diversificada e atendendo a uma demanda crescente.
Maurício Stolle Bähr
Presidente do Conselho de Administração