Relacionamento com Agentes e Integração
de Novas Instalações ao SIN

Em 2013, o total de Agentes Associados ao ONS chegou a 340 (número 6% superior ao ano anterior, de 321 agentes), demonstrando a crescente responsabilidade do Operador como gestor da rede de instituições e instalações envolvidas na operação do SIN e o aumento da complexidade dos processos conduzidos nessa atividade. Para nivelar estes Agentes Associados acerca das atividades desenvolvidas, o ONS realizou em 2013 quatro Encontros Técnicos ONS / Agentes, sendo dois em Recife (11/12 de junho e 26/27 de novembro) e dois em Florianópolis (28 de junho e 28 de novembro).

Foram emitidos nesse ano 816 Termos de Liberação para entrada em operação de instalações de transmissão, e 407 Declarações de Atendimento aos Requisitos dos Procedimentos de Rede para instalações de geração. Foi também realizada a classificação da Modalidade de Operação de 440 usinas, sendo 109 classificadas como Tipo I,  57 como Tipo II-B e 274 como Tipo III.

Foi implantado o novo processo de captação/integração, visando uma maior eficiência na aproximação com os Agentes cujas obras estejam compreendidas no horizonte de até 36 meses à frente. Foi criado material de suporte para os agentes, como folders, apresentações e cartilha mais detalhada sobre o processo. As ações desenvolvidas envolveram tanto os Núcleos e Centros Regionais, quanto as áreas técnicas do ONS e contaram com a participação de novos Agentes, que estavam se integrando ao setor elétrico, e também de Agentes já participantes do setor, que estavam integrando novas instalações ao SIN. Foram realizadas, ao longo de 2013, 8 reuniões de captação/integração com esses novos agentes. Além disso, foi realizada reunião na  ABRACE – Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais e de Consumidores Livres, em 7 de junho de 2013.
Ainda no que diz respeito ao processo de integração de instalações de transmissão, foram destaques em 2013 as seguintes integrações:

  • Entrada em operação das instalações da Estação Transmissora de Energia, Porto Velho Transmissora de Energia (back to back) e IE MADEIRA (Bipolo 1) responsáveis pelo escoamento da geração das usinas do rio Madeira para a região Sudeste do país.
  • Entrada em operação das instalações da Macapá Transmissora de Energia, Xingu Transmissora de Energia e Manaus Transmissora, responsáveis pela interligação Tucuruí – Macapá – Manaus, necessária para suprimento ao mercado da região amazônica.

Em novembro de 2013, foi aberto para os usuários externos, agentes do setor elétrico, o CDRE- Cadastro de Dados para Relacionamento Externo, que é uma solução via Web, que dispõe de informações sobre os agentes e seus representantes numa base de dados única, além de agregar funções como divulgação de reuniões, eventos e consulta aos produtos e processos técnicos do Operador.

Em 2014, já estão previstas, para abril e maio, as primeiras reuniões de captação/integração para os vencedores dos leilões realizados pela ANEEL em dezembro de 2013.

  • © 2012 ONS - Todos os direitos reservados