Operação do SIN

Em 2013, dando continuidade à estratégia adotada em 2012, foram priorizadas novas ações com o objetivo de ampliar a segurança da operação do SIN, envolvendo os recursos de supervisão e controle, de apoio à operação, os processos operacionais e as equipes dos Centros de Operação do ONS.

Destaca-se o trabalho realizado durante a mudança dos Centros de Operação do ONS no Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis para prédios de uso exclusivo. As salas de controle foram transferidas sem interrupção da operação do sistema elétrico.

Tiveram prosseguimento as atividades de desenvolvimento e implantação do projeto Rede de Gerenciamento de Energia (Reger), conforme o Plano Diretor de Supervisão e Controle do ONS. Foram concluídos os testes de campo e de disponibilidade em todos os Centros do ONS.  Com os resultados satisfatórios dos testes, o Reger passou a ser o sistema de controle em uso tanto nos Centros Regionais como no Centro Nacional de Operação do Sistema, marcando assim a conclusão da primeira fase do projeto.

O projeto do Sistema Nacional de Observabilidade e Controlabilidade (Sinocon) atingiu, em 2013, a marca de implantação de novas unidades de aquisição de dados em 104 instalações das 116 previstas nesta fase.

Atingindo meta estabelecida no planejamento estratégico para o aprimoramento dos procedimentos de tomada de decisão utilizando o Organon, foi implantada a monitoração da segurança dinâmica de mais duas importantes áreas do SIN – interligação Sul-Sudeste e área São Paulo, elevando para seis o total de grandes áreas monitoradas em tempo real pela ferramenta. O estágio atual de desenvolvimento do programa Organon e sua integração com o Reger permitem sua utilização tanto no ambiente de tempo real como no de planejamento da operação elétrica.
Visando ao desenvolvimento das equipes de operação do ONS, foram empreendidas em 2013 as seguintes ações:

  • Concluída a primeira etapa do Programa de Treinamento Estruturado para Capacitação das Equipes de Tempo Real, com a definição da estrutura e do programa de cursos.  
  • Realização do segundo encontro das equipes de operação em tempo real dos Centros do ONS em Florianópolis com o objetivo de proporcionar a troca de experiências.
  • Realização de diversos exercícios simulados de recomposição do SIN, com a participação dos Centros de Operação do ONS e de agentes convidados. Neste ano, foram implantadas melhorias nas instalações e equipamentos das salas de treinamento simulado para acesso dos agentes aos simuladores no ONS, bem como no treinamento in company para os agentes participantes, com destaque à preparação para a Copa das Confederações de 2013.

Na área de Normatização, foi implantada a revisão 2012 das Redes Complementar e de Supervisão; executadas 1.789 revisões de um total de 1.156 documentos normativos vigentes; implantadas as instruções de operação do bipolo 1 do Elo-CC Madeira e da integração de Manaus ao SIN; implantadas mais de 100 revisões de Instruções de Operação associadas ao processo de recomposição fluente do Nordeste.

Nos processos de análise e apuração da Operação, merecem destaque: a implantação de novo sistema para troca de informações com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE); a revisão das rotinas operacionais de apuração de dados de transmissão, de geração e de montantes de uso do sistema de transmissão; a realização de licitação para desenvolvimento de um novo sistema para apuração de dados de geração (Sager); e a implantação de procedimentos para análise diária da operação.

Em 2013, os Centros de Operação do ONS foram recertificados na Norma NBR ISO 9001:2008, pela ABS Quality Evaluations, com vigência até 2016.

  • © 2012 ONS - Todos os direitos reservados