Operação Diferenciada em Grandes Eventos

Copa das Confederações

A Copa das Confederações Fifa 2013 foi realizada no período de 15 a 30 de junho de 2013, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. A fim de garantir a continuidade e qualidade do atendimento, o ONS adotou uma série de medidas para prover o SIN de meios que viessem a garantir a segurança extra ao suprimento de energia elétrica nas cidades-sedes.

As ações preparatórias contaram com a participação das equipes da pré-operação, tempo real e pós-operação, além de envolver todos os agentes de operação das áreas de interesse das cidades-sedes. Dentre as diversas medidas preparatórias, destacam-se: a realização de estudos dirigidos; testes de recomposição, exercícios simulados entre o ONS e os agentes de operação; elaboração de documento normativo; definição de ampliação e redimensionamento das equipes do ONS. Além das ações internas ao Operador, foi realizada orientação aos agentes de operação e distribuição proprietários de instalações nas áreas de influência, de modo a garantir um sistema de regime especial de operação, e operação assistida localmente 24 horas por dia.

Durante a competição, foram emitidos boletins específicos em que eram analisados os aspectos de continuidade de suprimento, controle de frequência, controle de carregamento e comportamento da carga. Durante os quinze dias da Copa das Confederações Fifa 2013 pôde-se constatar o atendimento adequado aos requisitos de carga, frequência e tensão, padrões do SIN, o que sinaliza o sucesso do conjunto de medidas adotadas de maneira preparatória e também daquelas efetuadas no transcorrer dos jogos, bem como o empenho e a qualidade das equipes envolvidas.

Jornada Mundial da Juventude

Outro momento de repercussão internacional, em 2013, foi a Jornada Mundial da Juventude, evento católico realizado no Rio de Janeiro entre 22 e 28 de julho. Da mesma forma que na Copa das Confederações Fifa 2013, foram implantadas ações no SIN e, em particular, na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro para prover grau adicional de segurança à operação elétrica durante o referido evento.

Foram também analisadas as condições de atendimento para regiões específicas na área Rio de Janeiro, as quais demandaram atenção especial em função da concentração de eventos e pessoas, sendo adotadas medidas adicionais de segurança, que aliadas aos programas de intervenções e de despacho térmico garantiram o suprimento contínuo da geração de energia e a inexistência de registro de qualquer interrupção no sistema de transmissão ou perda de carga.

O perfil da carga verificado em todo o período da Jornada Mundial da Juventude ficou próximo ao previsto e utilizado na programação da operação, não sendo, portanto, necessárias providências adicionais de gerenciamento da demanda.

  • © 2012 ONS - Todos os direitos reservados