O ONS é uma organização que faz uso intensivo do processamento de informação. Seus processos finalísticos são fortemente baseados no uso de TI. As prioridades estabelecidas em 2011 para essa área enfocaram a gestão do desenvolvimento de aplicativos em todas as fases de seu ciclo de vida; o monitoramento dos ambientes computacionais; a automação dos processos; a integração de informações com a ANEEL e a CCEE; e no melhor atendimento aos usuários dos produtos e serviços de TI. Também destaca-se a participação na preparação das estruturas tecnológicas das novas instalações no Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis.
Entre os principais resultados das ações empreendidas pela área de TI corporativa em 2011, destacam-se:
- Implantação do aplicativo SINI (Sistema de Integração de Novas Instalações), permitindo a avaliação dos requisitos técnicos e dos termos de testes, provisórios e definitivos para liberação para entrada em operação de novas instalações do SIN.
- Implantação do software Team Foundation Server (TFS), para automação do processo de desenvolvimento e manutenção de aplicativos.
- Implantação do Cadastro de Dados para Relacionamento Externo (CDRE), permitindo a centralização e uniformização das informações cadastrais dos representantes de agentes e contatos do ONS.
- Implantação da integração eletrônica de informações entre o ONS e a ANEEL e entre o ONS e a CCEE, visando a suprir insumos dos processos de negócios dessas instituições.
- Implantação de ferramenta de automação de processos e de um primeiro fluxo para atendimento à área de normatização, análise e estatística da operação.
- Suporte aos testes do REGER no Centro Regional de Operação Sudeste, relativo à carga do cadastro elétrico da Base de Dados Técnica (BDT), para o ambiente do tempo real.
- Implantação do ambiente analítico financeiro, visando a apoiar os vários estudos financeiros e de controle e acompanhamento orçamentário.
- Implantação de ferramentas para monitoração do ambiente de produção dos aplicativos do ONS.
- Utilização de componentes de arquitetura empresarial para o suporte à automação do processo de desenvolvimento, visando à melhor gestão e integração dos produtos e facilitando o conhecimento de processos, sistemas e tecnologia.