Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas no ONS procura o permanente alinhamento a seus objetivos estratégicos, visando à sustentabilidade da organização. As ações empreendidas podem ser agrupadas em três dimensões principais: atração, desenvolvimento e retenção dos empregados.

Em 2011, o quadro de pessoal próprio foi composto de 721 empregados, acrescido de 45 trainees e 37 estagiários, distribuídos nas localidades de Brasília, Recife, Florianópolis e Rio de Janeiro.

Atração

Recrutamento e Seleção – Os processos internos e externos de recrutamento e seleção de pessoal permitiram em 2011 o preenchimento de 53 postos de trabalho na organização.

Programa Construir – O Programa Trainee, realizado anualmente, recruta e seleciona trainees de nível superior e técnico que permanecem na organização pelo período de dois anos. Os participantes passam por um programa de capacitação direcionado para o setor e pautado na convivência com os profissionais mais experientes da organização. Após um processo de avaliação, eles têm a oportunidade de participar nos processos seletivos internos.

No ciclo de 2011, após um rigoroso processo seletivo com mais de 2.000 candidatos inscritos, foram admitidos 34 trainees, sendo 27 de nível superior e sete de nível técnico.

O programa foi aprimorado nesse ano com a extensão do período de integração e a adoção de rodízios customizados, conforme a necessidade de cada área. Em 2011, sete participantes do programa foram admitidos no quadro do Operador.

O Programa Construir também tem a finalidade de selecionar estagiários e promover seu desenvolvimento por meio de sua inserção em atividades do ONS compatíveis com sua formação, preparando-os para um possível futuro aproveitamento como trainee. Em 2011, foram admitidos 29 estagiários, distribuídos nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Administração, Biblioteconomia, Serviço Social e Secretariado.


Retenção

Programa Trajetórias de Carreira – Iniciado em 2009, o Trajetórias de Carreira tem como objetivo proporcionar maior visibilidade para os empregados sobre as perspectivas de evolução profissional no ONS, o que se constitui em um elemento de retenção e satisfação interna. Formulado por um grupo de modelagem, composto por gestores de diversas áreas da organização, em parceria com a FIA/USP, o programa teve seu conteúdo aperfeiçoado a partir de sugestões de profissionais de diferentes níveis hierárquicos e áreas da organização.

Em 2011, foi concluída a estrutura básica do Programa Trajetórias de Carreira. Em função de sua formação e experiência, foi realizado o enquadramento preliminar dos empregados nos eixos de carreira. Outro importante resultado foi a integração dos Valores Organizacionais às Competências consideradas no programa.

Plano de Gestão de Cargos e Remuneração – O PGCR tem como objetivos assegurar a competitividade da remuneração praticada pelo ONS frente ao mercado, consolidar a prática da meritocracia e promover o reconhecimento como valor organizacional. Está dividido em quatro pilares: Estrutura de Cargos e Salários, que segue a metodologia do Hay Group; Acompanhamento do Mercado, através de pesquisa salarial; Regras e Critérios para Movimentações; e Remuneração por Resultados.

Um dos principais destaques do ano foi a elaboração da proposta de revisão estrutural do PGCR, incluindo a revisão da política de remuneração e da estrutura de cargos e salários. Este trabalho contou com a participação de um grupo misto de gestores e empregados, com representantes de todas as diretorias e localidades, da Diretoria, de uma comissão de membros do Conselho de Administração, e recebeu ainda sugestões dos Sindicatos. Seu objetivo foi proporcionar maior aderência do PGCR às práticas do mercado, aumentando desse modo a competitividade para  captação e retenção de profissionais com elevado nível de qualificação.

Programa de Gestão de Saúde – Implantado em 2010, o programa busca promover o equilíbrio físico, mental e social dos empregados e de seus familiares por meio de três pilares: a Prevenção, o Gerenciamento das Informações de Saúde e a Otimização Assistencial.

No pilar de Prevenção da Saúde, foram realizadas em 2011 diversas ações com o objetivo de estimular um estilo de vida saudável: Alongue-se; campanha contra hepatite B e C; Vigilantes do Peso; participação dos empregados em corridas locais; palestra sobre prevenção do câncer; oficinas de nutrição; campanha contra as doenças de verão.

Desenvolvimento e Retenção

Capacitação em Aspectos Institucionais do Setor Elétrico (CAISE) – Realizado desde 2005 em parceria com o IAG/PUC-Rio, o programa passou por reformulação estrutural e qualitativa. Em julho de 2011, foi implantando em novo formato, distribuído em três módulos: Gestão Empresarial; Fundamentos do Setor Elétrico; Aspectos Institucionais e Alinhamento Estratégico.

Com 26 alunos participantes, o programa está atualmente direcionado ao grupo de profissionais especialistas, seniores e plenos, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação como um curso de longa duração - MBA (360h – 396h).

Programa Compartilhar – Tem como objetivo promover a disseminação de conhecimento sobre temas relacionados ao negócio do ONS por meio de palestras, que são registradas e disponibilizadas pela Biblioteca, ampliando assim o acervo de informação técnica e gerencial disponível. Em outubro de 2011, foi realizada a palestra Sistema REGER – Integrando os Centros de Operação do ONS.

Programa de Certificação e Desenvolvimento de Operadores – Avalia os operadores de sistemas quanto a aspectos comportamentais, físicos e técnicos, a cada três anos, e, a partir dos resultados, realiza ações de desenvolvimento individual ou em grupo, promovendo o aprimoramento das equipes que atuam nas Salas de Controle.

No período de março a junho/2011, foram realizadas 90 avaliações comportamentais com vistas ao processo de recertificação. Os resultados foram apresentados individualmente a cada operador participante e discutidos com os gerentes de tempo real, para formular ações de treinamento e desenvolvimento recomendadas para cada profissional.

Programa de Desenvolvimento de Secretárias (PDS) – Tem como público-alvo as assistentes administrativas de diretoria e de gerência executiva. Seus objetivos são: promover a compreensão da importância do trabalho da secretária para a boa imagem da empresa; aprimorar habilidades como etiqueta empresarial, comunicação oral e escrita, administração do tempo e assessoramento ao gestor. Em 2011, foi realizado um levantamento e análise das principais demandas de seu público e planejados os temas focais para ações de desenvolvimento a serem implementadas no primeiro semestre de 2012.

Programa Mais Valor – É um programa de desenvolvimento interno voltado à capacitação dos empregados por meio de cursos sobre temas de interesse da organização, alinhados ao seu planejamento estratégico, ministrados por seus próprios colaboradores. Seus principais objetivos são: oferecer aos empregados conteúdos não disponíveis ou sobre os quais a expertise interna do ONS destaca-se no mercado; valorizar os empregados detentores desta expertise; formar um acervo de conhecimento interno, além de otimizar recursos. Para esse projeto, foi criado um grupo de trabalho para acompanhar todas as etapas do processo – da definição dos temas prioritários à formatação pedagógica dos cursos, envolvendo a validação dos conteúdos, o desenvolvimento da metodologia, do material didático e dos professores.

Em 2011, de janeiro a dezembro, foram realizadas sete turmas de quatro cursos: Gerenciamento de Projetos (1 turma), Transmissão em Corrente Contínua (HVDC) – Módulo I (4 turmas), Proteção de Sistemas de Potência (1 turma) e Subestações e Equipamentos de Extra Alta Tensão (1 turma), com total de 161 empregados participantes. Para atender às necessidades das diferentes localidades, dois cursos ocorreram no Escritório Central, três em Brasília, um no COSR-SE e um em Florianópolis. A qualidade dos cursos e de seus professores é plenamente reconhecida pelos participantes.

Programa de Integração de Gestores – Concebido para facilitar a ambientação dos novos gestores, acolhendo-o e reforçando sua percepção de ser parte integrante do Operador, este programa facilita a inserção do profissional em sua nova função e no relacionamento com suas principais interfaces, além de proporcionar visão global da organização. Em 2011, um novo gerente participou do programa.

Programa de Integração de Novos Empregados – De forma análoga ao anterior, este programa tem foco e conteúdo específicos para os empregados que ocupam diferentes funções na organização. Em julho e setembro de 2011, foram realizadas duas turmas do programa, integrando 23 novos empregados ao ONS.

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) – O processo de desenvolvimento de cada colaborador deve ser decorrente de um alinhamento entre os objetivos da organização e as suas necessidades individuais de capacitação. A elaboração dos Planos é uma responsabilidade compartilhada entre o gestor e seu subordinado, de modo a garantir sua efetividade. Cabe ao gestor apoiar e orientar sua equipe, não apenas no alinhamento de expectativas e necessidades específicas de curto prazo, mas em questões mais abrangentes como, por exemplo, a trajetória de carreira de médio e longo prazo dentro da organização. Em 2011, todos os empregados tiveram seus PDI formulados e 74% deles passaram por alguma forma de treinamento.

Dentre as ações de treinamento empreendidas em 2011, merecem destaque:

  • A Amana-Key, um centro de excelência focado no desenvolvimento em liderança e gestão, é parceiro do ONS desde 2008. Durante 2011, 12 gestores participaram de cursos oferecidos pela instituição.
  • O ONS desenvolveu internamente o Curso Básico de Proteção de Sistemas Elétricos de Potência, considerando as necessidades de desenvolvimento dos engenheiros e operadores de seus Centros de Operação. Em 2011, foram realizadas 12 edições do curso, sendo três em cada localidade, totalizando 155 participantes.
  • São considerados cursos de longa duração aqueles com carga horária igual ou superior a 180 horas, tais como os de pós-graduação, mestrado e especialização. O ONS inclui entre suas ações de treinamento e desenvolvimento a realização de cursos de longa duração em instituições de ensino de renome nacional, como: COPPE/UFRJ, UNIFEI, IBMEC e UFF. Em 2011, oito empregados selecionados iniciaram cursos desse tipo, além de três que já se encontravam cursando.
  • O ONS estabeleceu em 2010 uma parceria com o Grupo de Estudos do Setor Elétrico, GESEL/ UFRJ, para formatar um curso direcionado aos jovens trainees e engenheiros juniores. Seus objetivos são: ampliar e consolidar conhecimentos básicos sobre o setor elétrico e contribuir para a integração interna e para o aumento da produtividade e retenção desses profissionais. Composto por onze seminários, com carga total de 44 horas, o curso inclui uma avaliação final individual. Sua primeira edição encerrou-se em março de 2011, com a entrega dos trabalhos finais. Para sua continuidade no ciclo 2011/2012, haverá um processo de reestruturação e redirecionamento, já em andamento.
  • Foram concluídos os treinamentos em Engenharia de Software ministrados por professores da UFRJ para a equipe de TI corporativa, permitindo a atualização de conhecimentos e o aprimoramento nas técnicas utilizadas.

Gestão de Desempenho (GD) – O ciclo 2011 de GD mostrou sua efetividade como instrumento para a gestão de pessoas e de processos no ONS.  As metas individuais estabelecidas para os empregados foram avaliadas por seus gestores e consideradas como parte da Performance Organizacional, contribuindo para os resultados da organização. Todos os empregados avaliaram seus gestores diretos, registrando seus feedbacks. Em 2011, foi construído e aplicado um modelo estruturado de feedback, com o propósito de aprimorar essa prática, envolvendo 482 empregados.

Gestão de Desligamentos – Em função de um cenário mais aquecido de oportunidades, especialmente no Rio de Janeiro, houve em 2011uma movimentação mais acelerada de empregados, com um total de 42 desligamentos. O aquecimento do mercado profissional do setor elétrico e de áreas especializadas em TI, juntamente com a escassez de mão de obra qualificada nesses mercados, provocaram dificuldades para a reposição dos profissionais que se desligaram.

Programa de Transição e Orientação de Carreira – Tem como objetivo preparar os ex-empregados do ONS, com o apoio de assessoria especializada, a redefinir suas trajetórias de carreira e identificar seus pontos fortes, de forma a buscar novos caminhos e oportunidades para sua reintegração no mercado de trabalho. Em 2011, quatro ex-empregados participaram do programa.

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