Em conformidade com o Plano Diretor de Supervisão e Controle do ONS, prosseguiram as atividades do projeto de implantação da Rede de Gerenciamento de Energia - REGER. Durante 2011, foram concluídos os testes de fábrica, transportados e instalados os equipamentos nos Centros de Operação e iniciados os testes de campo dos subsistemas de hardware e rede. Prosseguiram também as atividades de preparação de dados e telas, integração com a Base de Dados Técnica do ONS e treinamento das equipes.
Em junho, foi celebrado com a Embratel o contrato para implantação da Rede Operativa do REGER (ROP-REGER), que entrará em funcionamento a tempo de suportar os testes funcionais. No mesmo mês, foi celebrado contrato com a Siemens Enterprise para modernização da comunicação por voz no âmbito da operação, que passará a usar tecnologia IP.
O Projeto do Sistema Nacional de Observabilidade e Controlabilidade – SINOCON atingiu em 2011 a marca de implantação de 101 das 116 unidades terminais remotas (UTRs) previstas para sua Fase Emergencial. Até o final do ano, foram realizadas as transferências de 97 UTRs para os respectivos agentes. Os Lotes 1, 2 e 3 estão concluídos. No Lote 4 duas instalações foram concluídas em 2011 e 15 instalações estão em andamento. Os resultados alcançados com a aprovação de projetos, testes de aceitação em fábrica, entrega de equipamentos e testes de aceitação em campo nas usinas e subestações indicam que, ao final de 2011, o Projeto SINOCON cumpriu 89% de sua meta de realização física.
Em 2011, foram realizados cinco exercícios simulados de recomposição do SIN, com a participação dos cinco Centros de Operação do ONS e 10 agentes convidados, envolvendo um total de 50 profissionais que atuam nas áreas de transmissão, geração e distribuição. Neste ano, os exercícios tiveram evolução com melhorias no acesso dos agentes aos simuladores no ONS, bem como no treinamento in company para os agentes participantes. Realizados sistematicamente desde 2006, com o objetivo de simular um possível cenário de ocorrência na operação do SIN, esses exercícios permitem avaliar o desempenho das equipes, os processos, os procedimentos e a adequação dos recursos. Servem como instrumento de desenvolvimento dos profissionais envolvidos, que utilizam ambientes similares às salas de controle dos Centros de Operação, com todos os seus recursos de infraestrutura, de modo a dar mais realismo ao processo simulado.
Na área de pós-operação, os destaques do ano foram para as seguintes atividades:
Na área de Normatização, foi realizada a revisão do Módulo 10 dos Procedimentos de Rede, contemplando várias melhorias, como: texto mais objetivo, eliminação de redundâncias, padronização e inclusão de requisitos técnicos visando à ampliação da segurança operativa do SIN.
Em 2011, a área de Normatização da Operação ultrapassou a marca de mil documentos normativos elaborados e em vigência, desde o inicio das atividades do ONS, tendo sido realizadas mais de 1.500 revisões nesses documentos apenas neste ano.
Em março, foi realizada a pesquisa de satisfação de clientes relativa aos processos e produtos dos Centros de Operação, com um resultado global de 98,5% de satisfação, considerando uma amostragem de 100 agentes (geração, transmissão, distribuição e consumidores livres).