Plano de Ação 2010-2013

O ONS anualmente elabora seu Plano de Ação para os três próximos ciclos orçamentários, com a finalidade de assegurar as condições técnicas e corporativas apropriadas para cumprimento de suas atribuições na coordenação e controle da operação da geração e da transmissão de energia elétrica do SIN, sob a fiscalização e regulação da ANEEL.

O Plano de Ação é estruturado em conformidade com as orientações estratégicas, bem como os programas e projetos correlatos, considerando os seguintes aspectos:

  • Os objetivos estratégicos e seus respectivos desafios e ações prioritárias;
  • Os dispêndios relativos aos programas e respectivos projetos a serem desenvolvidos no período, dando continuidade ao aperfeiçoamento e à atualização constante do Operador em termos tecnológicos, corporativos de seus processos e procedimentos técnicos;
  • As diretrizes para elaboração dos programas de trabalho de cada uma das áreas do Operador.

Os objetivos estratégicos aprovados pela Diretoria para o ciclo são:

I. Dispor dos recursos para a gestão da segurança eletro-energética do SIN
II.Aumentar a capacidade para prevenção e gestão de situações de crise
III. Aperfeiçoar a atuação como gestor das redes de agentes e de suas instalações e participante da rede de instituições
IV. Aprimorar a capacidade de gestão para o pleno exercício das funções finalísticas.
V. Obter o reconhecimento pelos resultados e benefícios alcançados

Para o alcance dos objetivos estratégicos, o Plano de Ação atual contempla uma carteira de 55 projetos, agrupados em 9 programas.

Dentre os resultados alcançados durante o ano de 2011, devem ser destacados os seguintes projetos:

  • Continuidade da execução do Projeto Novas Instalações do ONS em Florianópolis, Recife e Rio de Janeiro.
  • Consecução do Projeto REGER, cujo objetivo principal é a disponibilização do sistema de gerenciamento de energia para instalação nos Centros de Operação do Sistema do ONS.
  • Desenvolvimento do Projeto Básico do Sistema de Transmissão do Madeira.
  • Evolução do Programa Trajetórias de Carreira.
  • Desenvolvimento e implantação de melhorias prioritárias nos processos de obtenção de bens e serviços e gestão de contratos.
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