Em 2011, o total de Agentes Associados ao ONS alcançou 282 associados (número 11 % superior ao ano anterior, de 254 agentes), demonstrando a crescente responsabilidade do Operador como gestor da rede de instituições e instalações envolvidas na operação do SIN e o aumento da complexidade dos processos conduzidos nessa atividade. Para nivelar estes Agentes Associados a cerca das atividades desenvolvidas, o ONS realizou seis Encontros Técnicos ONS/Agentes.
Foram emitidos, nesse ano, 452 Termos de Liberação para entrada em operação de instalações de transmissão, e 453 Declarações de Atendimento aos Requisitos dos Procedimentos de Rede para instalações de geração. Foi também realizada a classificação da Modalidade de Operação de 156 usinas, sendo 64 classificadas como Tipo I, 29 como Tipo II e 63 como Tipo III.
Durante o ano foram implementadas ações de captação visando principalmente a uma maior aproximação com os agentes cujas obras estavam compreendidas no horizonte de doze meses à frente, provendo assim, o suporte necessário para que o processo ocorra de forma eficiente. Foram realizadas seis reuniões com a participação dos novos agentes que estavam se integrando ao setor elétrico, e também de agentes já integrados, que estavam implantando novas instalações ao SIN. As reuniões contaram com a participação dos Núcleos e Centros Regionais e das áreas técnicas do ONS.
.