Relacionamento Institucional do ONS

Em 2011, o ONS deu continuidade ao relacionamento institucional com a sociedade, concentrando seu foco no setor elétrico.

Desenvolvido para sistematizar o relacionamento com os agentes associados, entrou em operação no final do ano o Cadastro de Dados para Relacionamento Externo (CDRE), um portal web que unifica e concentra as informações sobre os agentes associados e seus representantes nos processos técnicos elaborados pelo ONS. O CDRE possibilita a divulgação de reuniões e eventos, a consulta aos produtos emitidos e a automatização da troca de informações entre os agentes e as equipes do ONS. Ao longo do segundo semestre, foi feita a inserção e a consolidação das informações existentes em diversas áreas da organização, além do treinamento das equipes nas diferentes localidades. No primeiro semestre de 2012, toda a rede de agentes passará a ter acesso ao CDRE.

As associações setoriais também foram foco das ações de relacionamento do ONS. Foram realizadas palestras pela direção do Operador nas principais associações setoriais – ABDIB, ABRACE, ABRACEEL, ABRAGET, APINE e COGEN – para apresentar os resultados dos estudos desenvolvidos, bem como para discutir outros assuntos de mútuo interesse. Um dos principais fóruns para o relacionamento com as associações foi o 8º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, importante evento do setor elétrico em que o ONS esteve presente.

Foi também tratado com muita atenção o relacionamento com as universidades, com a entrada em funcionamento no final do ano, no ambiente do CDRE, do Espaço UNI-ONS, especificamente dedicado à troca de informações com os representantes das Universidades.

O ONS participou em 2011 de outros eventos que permitiram reforçar o relacionamento com segmentos específicos do público externo:

  • 4º Seminário de Conselhos de Consumidores;
  • 2º TOPSEP – Taller Latinoamericano de Operación de Sistemas Eléctricos de Potência;
  • Workshop IBAMA;
  • Seminário na Câmara dos Deputados sobre Modicidade Tarifária, Concessões e Qualidade do Fornecimento;
  • Audiência Pública na Câmara dos Deputados sobre condições de suprimento no SIN;
  • Energy Summit 2011
  • Encontro com o Comitê Olímpico Internacional sobre as condições de suprimento em 2016

Houve ainda um intenso relacionamento com o Tribunal de Contas da União, no sentido do fornecimento de informações sobre a continuidade do suprimento ao mercado de energia elétrica.

Foi concluído em 2011 o Plano de Gestão da Comunicação em Situações de Crise, que tem como objetivo aprimorar a comunicação do Operador com os seus públicos de interesse em momentos críticos, visando a preservar sua imagem e sua reputação. O Plano estabelece políticas e procedimentos a serem seguidos na ocorrência de interrupções temporárias do suprimento de energia elétrica ao mercado consumidor. Está em curso o detalhamento dos procedimentos internos ao Operador, bem como a articulação externa com outros participantes do processo, como o MME, a ANEEL e os Agentes. Sua implantação efetiva ainda depende da aprovação dessas instituições. O Plano foi construído após um trabalho de bechmarking realizado com empresas nacionais de grande porte e com os Operadores de Sistemas participantes do VLPGO. 

Com o objetivo de manter a sociedade informada sobre as condições de suprimento de energia e sobre os resultados da operação do SIN, o ONS manteve estreito contato com a mídia, tanto por meio de entrevistas de seu Diretor Geral, quanto com os esclarecimentos prestados pela equipe de comunicação externa. O percentual de exposição favorável do ONS na mídia impressa em 2011 foi de 94%.

O website do ONS recebeu em média 1.460 visitas externas por dia durante o ano, comprovando sua importância como instrumento de divulgação das atividades técnicas do Operador e de relacionamento com os internautas. A seção Fale Conosco do site recebeu em média 94 mensagens de visitantes por mês.

As atividades do ONS na operação centralizada do SIN despertaram o interesse de outros segmentos do público externo, especialmente de estudantes, técnicos do setor e técnicos estrangeiros, atendidos pelo Programa de Visitação Institucional. Diversas delegações estrangeiras foram recebidas no Escritório Central. No Centro Nacional de Operação do Sistema, em Brasília, foram realizadas 25 visitas, com 428 visitantes. No Centro Regional de Operação Sudeste, no Rio de Janeiro, houve 20 visitas técnicas, totalizando 300 visitantes. Em Florianópolis, houve seis visitas técnicas no ano e no Recife, oito.

No âmbito das relações institucionais do ONS com a CCEE e com a EPE, merece destaque o crescimento da integração e da cooperação na realização das atividades, estudos e projetos, através dos Acordos Operacionais existentes com essas organizações, e que contribuem com o aumento da eficiência do setor elétrico brasileiro.

  • © 2012 ONS - Todos os direitos reservados