Telecomunicação e Tecnologia da Informação

Os sistemas de informação do ONS são recursos estratégicos para a execução dos seus processos técnicos e administrativos. Com base nessa percepção, a área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações do ONS tem buscado o seu alinhamento com o planejamento estratégico da organização, inserindo-se nos processos finalísticos e aprimorando sua capacidade de gestão dos recursos e serviços de TI para atender seus clientes internos e os agentes.

Em 2009, a área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações buscou aproximar-se de seus clientes internos e, em conjunto com o Comitê Diretor de Informática, buscou o alinhamento com a estratégia corporativa, permitindo que suas soluções tecnológicas, que abrangem o desenvolvimento de sistemas, a gestão de projetos e a operação e o suporte dos ambientes produtivos, contribuam efetivamente para os resultados da organização.

Entre os resultados das ações empreendidas em 2009, destacam-se:

  • implantação da funcionalidade adicional de receita no sistema de Apuração Mensal de Serviços e Encargos – AMSE;
  • implantação dos indicadores de frequência e tensão;
  • implantação do Sistema de Apuração das Mudanças de Estado Operativo de Conjuntos Geradores, Usinas, Interligações – SAMUG;
  • implantação da comunicação com os agentes para recebimento e consistência dos dados no Sistema Integrado de Perturbações – SIPER.
  • avanços no controle da segurança cibernética, com o uso de produtos de prevenção/detecção automática de tentativa de acessos indevidos e implementação de aplicativos desenvolvidos com aderência às normas e procedimentos de segurança digital.
  • © 2009 ONS - Todos os direitos reservados