A Operação em Tempo Real

Em conformidade com o Plano Diretor de Supervisão e Controle do ONS, prosseguiram as atividades do projeto e implantação da Rede de Gerenciamento de Energia do ONS - REGER. Durante o ano de 2009, foi concluída a licitação pública internacional com seleção do fornecedor e, após a fase de definição detalhada de escopo (work statement), assinado o contrato de fornecimento com o Consórcio Siemens-Cepel em junho de 2009 e implantados os sistemas de teste e os sistemas históricos PI/OSIsoft antecipados em cada Centro de Operação do ONS em novembro.

O Projeto do Sistema Nacional de Observabilidade e Controlabilidade – SINOCON atingiu em 2009 a marca de implantação de 97 das 116 unidades terminais remotas (UTRs) previstas para sua Fase Emergencial. Ao longo de 2009, foram colocadas em serviço mais cinco UTRs. Os resultados alcançados com a aprovação de projetos, testes de aceitação em fábrica e entrega de equipamentos nas usinas e subestações indicam que, ao final de 2009, o Projeto SINOCON cumpriu 87% de sua meta de realização física.

Em 27 de outubro, foi realizado o 2º Workshop de Disponibilidade e Qualidade de Medidas, com a presença de 72 representantes de 46 agentes. Foram apresentados os resultados do levantamento dos indicadores de disponibilidade e qualidade, a rotina operacional e notícias sobre novo projeto de aperfeiçoamento da observabilidade e controlabilidade do SIN. O evento foi encerrado com uma sessão de esclarecimento de dúvidas dos agentes e debates com representantes dos Centros de Operação do ONS.

Em 2009, foram também realizados seis exercícios simulados de recomposição do SIN, com a participação de 15 agentes convidados, que atuam nas áreas de transmissão, geração e distribuição. Realizados sistematicamente desde 2006, com o objetivo de simular um possível cenário de ocorrência na operação do SIN, esses exercícios permitem avaliar o desempenho das equipes, os processos, os procedimentos e a adequação dos recursos. Servem como instrumento de desenvolvimento dos profissionais envolvidos, que utilizam ambientes similares às salas de controle dos Centros de Operação, com todos os seus recursos de infraestrutura, de modo a dar mais realismo ao processo simulado.

Em 2009, foram introduzidos novos aprimoramentos, como a customização das telas do simulador para os Agentes, o que permitiu uma melhor ambientação dos seus operadores com o simulador. Pela primeira vez, foram realizados treinamentos de recomposição envolvendo simultaneamente as áreas Sul e Sudeste, além de outro com as áreas Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Além desses eventos, foram realizados outros quatro treinamentos regionais.

Na área de Pré-Operação, destaca-se a reformulação do Programa Diário de Operação e sua disponibilização no site do ONS, visando a facilitar a consulta de seus usuários, e que foi realizada a partir de oportunidades de melhoria identificadas nas pesquisas de satisfação dos clientes, feitas em 2006 e 2008.

Dentre as melhorias dos processos e sistemas computacionais de apoio à apuração, armazenamento e divulgação de informações sobre a operação realizada, destaca-se a consolidação de procedimentos relativos às Resoluções da ANEEL de nº 310/2008 e 270/2007.

  • © 2009 ONS - Todos os direitos reservados