Gestão de Riscos e Gestão dos Procedimentos de Rede

Ao longo de 2009, o ONS consolidou diversas iniciativas de avaliação de riscos dos seus processos técnicos e corporativos.

Entre essas avaliações, destaca-se a avaliação de riscos realizada no Projeto REGER – Rede de Gerenciamento de Energia do ONS. Essa avaliação de riscos foi conduzida com base em uma metodologia criada pelo ONS, baseada em práticas do PMI – Project Management Institute, para a gestão de riscos de seus projetos. Essa iniciativa envolveu cerca de quarenta profissionais da empresa nas etapas de identificação e avaliação de riscos, concluídas em dezembro de 2009, e na definição e priorização de ações mitigadoras dos riscos identificados. Essa iniciativa continua durante todo o desenvolvimento do projeto, com a etapa de monitoramento dos riscos e dos controles.

Pela primeira vez desde que foram criados, os Procedimentos de Rede tiveram em 2009 sua aprovação em caráter definitivo, por meio da Resolução Normativa ANEEL nº 372/09 de 05/08/09. Para alcançar esse resultado, foi necessária uma ampla revisão desses procedimentos, coordenada pela área de gestão de riscos e com a participação efetiva de todas as áreas técnicas do ONS, realizada em conjunto com a ANEEL, motivada pelas Audiências Públicas dessa Agência, nº 049/2008 e n° 061/2009.

  • © 2009 ONS - Todos os direitos reservados