A participação do ONS no projeto do sistema de transmissão do Madeira compreenderá diversas etapas, desde a aprovação da conformidade dos projetos básicos das instalações aos requisitos operacionais estabelecidos no Edital de Licitação, até a etapa de sua entrada em operação comercial, prevista para abril de 2012 (bipolo 1) e abril de 2013 (bipolo 2).
A primeira etapa, na qual está sendo analisada a conformidade dos projetos básicos das instalações com os requisitos estabelecidos nos Editais de Licitação, foi iniciada em 2009, e é de fundamental importância para o projeto, pois nela serão garantidas todas as condições para o pleno e perfeito desempenho operacional do sistema. Esta etapa também assegurará a adequada integração ao SIN das instalações que compõem os diversos lotes.
Durante 2009, o ONS envolveu-se com diversas atividades relativas à integração deste empreendimento, destacando-se:
Destacam-se, ainda em 2009, a elaboração de propostas de requisitos técnicos para subsidiar a confecção dos editais de licitação de instalações de transmissão referentes aos Leilões 001/09 e 005/09, totalizando 20 lotes, e a emissão de 21 Relatórios de Análise de Conformidade de projetos básicos.