ONS - Operador Nacional do Sistema

Dados Relevantes 2009

Destaques do ano

  1. 1.Os Procedimentos de Rede do ONS são aprovados em caráter definitivo pela Aneel, por meio da Resolução Normativa nº 372/09 de 05/08/09.

  2. 2.O atendimento energético é mantido de forma contínua.

  3. 3.A operação da rede elétrica é conduzida em conformidade com os critérios de continuidade, confiabilidade e qualidade de suprimento, estabelecidos nos Procedimentos de Rede.

  4. 4.É desenvolvida uma metodologia para cálculo dos indicadores de segurança energética, baseada em elementos de referência como o nível-meta, o nível mínimo de segurança, a curva de aversão a risco e a curva crítica de operação.

  5. 5.O Sistema Especial de Proteção e Controle (SEP) que comanda o desligamento simultâneo de unidades geradoras em Tucuruí e Itaipu 60 Hz é implantado e permite elevar o recebimento pela região Sudeste em 700 MWmed.

  6. 6.É assinado o contrato de fornecimento com o Consórcio Siemens-Cepel para o projeto e a implantação da Rede de Gerenciamento de Energia do ONS (Reger).

  7. 7.Os sistemas isolados dos Estados do Acre e de Rondônia são interligados ao SIN e os estudos para a interligação do sistema Tucuruí-Manaus avançam.

  8. 8.As obras indicadas no PAR 2010-2012 somam mais 20.450 km de linhas de transmissão à rede básica com investimentos previstos da ordem de R$ 16 bilhões.

  9. 9.A apuração de serviços e encargos de transmissão totaliza R$ 10,5 bilhões no ano.

  10. 10.São promovidas ações para maior integração interna, por meio de importantes iniciativas de gestão de pessoas, como: o Programa de Reconhecimento, o prêmio Reconhecer + e o projeto Trajetórias de Carreira.

  • © 2009 ONS - Todos os direitos reservados