​Programa mensal da operação (PMO)

As atividades de programação da operação têm como insumo as estratégias de operação calculadas no planejamento da operação energética, informações atualizadas sobre o cronograma de expansão da geração e transmissão, o estado atual de armazenamento dos reservatórios, previsões atualizadas de carga de energia por patamar, a análise das condições meteorológicas verificadas e previstas nas principais bacias do SIN e previsões de afluências aos aproveitamentos hidrelétricos.

O Programa Mensal de Operação Energética (PMO) é elaborado pelo ONS com a participação dos agentes, em uma reunião mensal transmitida pela internet. Veja no Acervo Digital os vídeos dessas reuniões.

Os estudos de otimização e simulação da operação do SIN são realizados em base mensal, com discretização em etapas semanais e por patamar de carga. Estabelecem políticas de geração térmica e intercâmbios inter-regionais para as semanas analisadas e fornecem metas e diretrizes a serem seguidas pela Programação Diária da Operação Eletroenergética e pela Operação em Tempo Real. São realizadas regularmente revisões semanais que incorporam informações atualizadas sobre o estado do sistema, as condições meteorológicas e as previsões de carga e afluências.

Semana operativa de 20 a 26 de abril de 2024
Baixar
1 MB | PDF

Acesse o Histórico

 
Programação Diária

 

 PROGRAMA DE RESPOSTA DA DEMANDA

O conteúdo antes disponibilizado nesta página agora pode ser acessado em Energia Amanhã > Resposta da Demanda.