ONS realiza primeiro Workshop de Energia Solar Fotovoltaica
Evento contou com apresentações do ONS, ABSOLAR, EPE, INPE, UFSC e Universidade da Califórnia.
 
O ONS promoveu, no dia 11 de junho de 2018, o primeiro Workshop de Energia Solar Fotovoltaica. O evento, preparado pelas equipes das gerência de Metodologias e Modelos Energéticos (PE/PEM) e de Recursos Hídricos e Meteorologia (PR/PRH), sob a coordenação da Engenheira Maria Cândida Abib Lima, foi dirigido ao público interno, mais precisamente com o objetivo de adensar o conhecimento técnico necessário ao desenvolvimento do previsor de geração de energia solar fotovoltaica pela PE/PEM. Foram também convidados a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Ministério de Minas e Energia (MME), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o CEPEL, tendo também a participação da Universidade Federal Fluminense – UFF, a Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  
O Workshop foi aberto pelo Diretor de Planejamento do ONS, Francisco Arteiro e pelo Assistente da Diretoria de Operação, Jayme Darriba Macedo. O Diretor Arteiro apontou a disposição do ONS de desenvolver um programa em código aberto, da mesma forma que o previsor de geração eólica, e chamou a atenção para a necessidade de, considerando o crescimento da geração eólica e solar, ser preservada a inércia mínima do sistema, de forma a evitar a ocorrência de desligamentos nas condições de pós contingência.
Em seguida o Gerente Executivo de Planejamento Energético do ONS, Mario Daher, passou a coordenar os trabalhos, iniciando com uma apresentação de contextualização da operação das fontes não despacháveis, de forma a nivelar os participantes que não vivem o dia a dia da Operação do SIN. Nessa apresentação ficou evidenciada a tendência do crescimento da geração das fontes eólica e solar, realçando a vantagem competitiva que o país tem, por contar com um conjunto de reservatórios de usinas hidroelétricas que estão em condição de compensar em tempo real a variabilidade da geração não despachável, enquanto outros países têm que investir em usinas térmicas de partida rápida para esta mesma finalidade.
  
Mario Daher apresentou ainda um histórico do desenvolvimento do previsor de geração eólica pelo ONS, destacando que o processo desenvolvido será uma boa base de experiência para o desenvolvimento do “Previsor Solar”. Ele lembrou que o foco inicial do Operador serão as previsões para a Programação Diária e Intra Day, função da segurança operativa do SIN, dado que essa nova fonte de geração apresenta importante variabilidade e intermitência ao longo do dia. Posteriormente, o ONS iniciará uma avaliação da pertinência de uma abordagem de previsão de médio prazo que possa substituir a metodologia preconizada na Resolução Normativa 440/2011 da ANEEL.
  
O presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, falou em seguida, mostrando o avanço dos demais países e a condição embrionária do setor no Brasil, que tem atualmente uma capacidade instalada de energia solar fotovoltaica inferior a 2% da chinesa. Uma das vantagens indicadas foi a complementariedade, mais acentuada no interior da Bahia, com a geração eólica. Lamentou, ao final, que as usinas solares fotovoltaicas tenham sido impedidas de participar do último leilão A-6, razão pela qual a ABSOLAR está envidando esforços junto ao MME para que esse quadro seja revertido. Segundo o executivo, é necessário dar continuidade mínima a expansão solar que possa dar escala à indústria fotovoltaica, levando a uma maior competitividade entre todas as demais fontes de energia elétrica na nossa Matriz.
Por sua vez, o engenheiro Gustavo Pontes, da EPE, indicou a necessidade de adensamento e padronização mínima da rede de medição do recurso solar em diversos pontos do país, a exemplo do que já ocorre na Europa, onde o uso da energia solar fotovoltaica está avançado. Mostrou que o efeito portfólio, em que há compensação espacial do efeito de cobertura de nuvens, bem como o aproveitamento de diversos fusos horários, permite a suavização e até mesmo o alargamento da curva de geração ao longo do dia, reduzindo a complexidade deste aspecto para os previsores e permitindo um maior aproveitamento desta fonte. Citou também exemplos de usinas cujas placas se movimentam para buscar o melhor ângulo possível em relação à incidência dos raios solares, o que amplia o aproveitamento energético.
   
O pesquisador do INPE, Ênio Pereira, focalizou em sua apresentação a alta complexidade da previsão de geração fotovoltaica em condições intermediárias entre céu aberto e tempo fechado, pela dificuldade em monitorar e prever o movimento das nuvens, e se colocou à disposição para atuar em parceria com o ONS para que seja aproveitado o conhecimento adquirido pelo próprio INPE, bem como a experiência acumulada pelos países em que a geração solar fotovoltaica está mais avançada.
  
Em sua apresentação, o professor Sylvio Mantelli, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, abordou o estado da arte em previsão de geração solar fotovoltaica, mostrando a importância de monitorar o movimento das nuvens por câmera “olho de peixe” (sky câmera) em combinação com imagens de satélite da superfície.
  
Fechando o workshop, o professor Carlos Coimbra, da UCSD – Universidade da Califórnia em San Diego, apresentou o parque gerador solar instalado na Califórnia, as ferramentas de medição e a complexidade dos aplicativos desenvolvidos para previsão em diversos horizontes de tempo. O professor chamou a atenção para a vantagem competitiva de se implantar usinas solares termoelétricas, principalmente no interior do Nordeste, algo que aparentemente não está sendo cogitado atualmente. 
  
Deste Workshop pôde-se concluir que, estando o Brasil no prenúncio de uma forte expansão da capacidade instalada de usinas solares fotovoltaicas, encontra-se em um ótimo momento para aproveitar a experiência de outros países em que esta modalidade de geração já é uma realidade em grande escala. Este conhecimento é necessário devido à maior complexidade da previsão de geração solar fotovoltaica em relação à geração eólica.
  
Ficou evidente também a necessidade de o ONS influenciar a regulação em aspectos que interferem no processo de previsão, tais como os equipamentos e as condições para medição de irradiação e movimento das nuvens.
  
Além disso, os debates mostraram a real possibilidade de um crescimento surpreendente da geração solar fotovoltaica distribuída. Neste caso, o ONS deve também buscar, junto à ANEEL, a regulamentação para que as distribuidoras disponibilizem as informações sobre a capacidade instalada e energia gerada a partir de placas fotovoltaicas.
 
Apresentações:
  • Evolução da matriz de energia elétrica brasileira
  • Desafios para a operação do SIN
  • Necessidade de previsão da geração intermitente fotovoltaica
Baixar
3​ MB | PDF
    
  • Perspectivas de crescimento da geração fotovoltaica
  • Desafios a serem transpostos
Baixar
 8 MB | PDF
  
  • Impacto do dimensionamento dos projetos na variabilidade na produção
  • Requisitos de medição para o leilão
  • Tecnologias disponíveis
BAIXAR
2 MB | PDF

  

  • Mapa solar
  • Requisitos de medição de grandezas
  • Requisitos para ter uma boa previsão de curto prazo
  • Monitoramento através de imagens (sky cameras)
  • Uso de imagem de satélite
Baixar
38 MB | PDF
  
  • Aplicações de previsões meteorológicas numéricas
  • Algoritmos para previsão de geração de energia
  • Requisitos para ter uma boa previsão de curto prazo
  • Monitoramento através de imagens (sky cameras)
  • Uso de imagem de satélite
Baixar
18 MB | PDF
  
  • Aplicações de previsões meteorológicas numéricas
  • Algoritmos para previsão de geração de energia
  • Requisitos para ter uma boa previsão de curto prazo
  • Monitoramento através de imagens
  • Tecnologias disponíveis e tendências para o futuro
Baixar
3 MB | PDF