A bacia hidrográfica do rio das Antas pertence à Região ou Unidade Hidrográfica 8 – Bacia do Atlântico Sul - Trecho Sudeste, segundo divisão hidrográfica nacional que segmenta o País em 12 unidades hidrográficas principais com suas correspondentes subunidades.
O rio das Antas tem suas nascentes nos municípios de Cambará do Sul e Bom Jesus, RS, no extremo leste do Planalto dos Campos Gerais. Após a confluência com o rio Guaporé, passa a denominar-se rio Taquari, percorrendo, desde as suas nascentes até o Guaporé, um total de 390km. Segundo critérios geomorfológicos e hidrológicos, a bacia do rio das Antas pode ser dividida em dois trechos, sendo o primeiro das nascentes até a foz do rio Quebra-Dentes (cerca de 183km) e o segundo do Quebra-Dentes até a confluência com o Guaporé (cerca de 207km).
Particularmente, para o projeto, o trecho de interesse da bacia do rio das Antas é constituído pela sua drenagem até a usina hidrelétrica 14 de Julho, limitando-se, portanto, à unidade de número 86, amealhando, até esse ponto, uma área de contribuição da ordem de 12.642km².
A Tabela 6.10, a seguir, lista os principais aproveitamentos da bacia do rio das Antas considerados no atual estudo.