A bacia hidrográfica do rio Jacuí pertence à Região ou Unidade Hidrográfica 8 – Bacia do Atlântico Sul - Trecho Sudeste, segundo divisão hidrográfica nacional que segmenta o País em 12 unidades hidrográficas principais com suas correspondentes subunidades.
O rio Jacuí possui suas nascentes nos municípios de Passo Fundo e Marau, sobre a unidade geomorfológica do Planalto Meridional. Durante seu percurso, esse rio passa por regiões em que prevalecem características geográficas e socioeconômicas distintas, havendo fortes interferências decorrentes das atividades agrícolas, minerária de pedras preciosas (Salto do Jacuí) e industrial.
A partir da confluência com o rio Vacacaí, o rio Jacuí sofre uma inflexão para esquerda, passando a correr sobre a unidade geomorfológica da Depressão Central (cursos médio e inferior) no sentido oeste-leste, por cerca de 300km, até sua foz no Delta do Jacuí, junto à cidade de Triunfo.
Os principais contribuintes do Jacuí, em sua margem direita, são os rios Jacuí-mirim, Ivaí, Vacacaí-mirim e Vacacaí, e, na margem esquerda, os rios Jacuizinho, Pardo e Taquari.
Particularmente, para o projeto, o trecho de interesse da bacia do rio Jacuí é constituído pela sua drenagem até a usina hidrelétrica Dona Francisca, limitando-se, portanto, à unidade de número 85, sub-bacia Alto Jacuí, amealhando, até esse ponto, uma área de contribuição da ordem de 13.325km².
A Tabela 6.9, a seguir, lista os principais aproveitamentos da bacia do rio Jacuí considerados no atual estudo.