A+ A-
Voltar para o menu
Anterior
Próxima
Imprimir
9.4Análise de consistência dos dados pluviométricos
Bacia do rio Paranapanema

Os dados pluviométricos foram utilizados, neste estudo, para auxiliar na compreensão da relação entre pluviosidade e deflúvio da bacia e para eventuais preenchimentos das séries de vazões naturais, com o auxílio dos valores de totais de chuva, distribuição sazonal e espacial.

Na seleção dos postos pluviométricos, procurou-se formar uma base de dados abrangente em termos espaciais e temporais. Os principais critérios considerados foram:

Quanto aos critérios de período e posição, foram consideradas a homogeneidade e extensão. Algumas estações foram escolhidas para auxiliar no eventual preenchimento da série de vazões de um aproveitamento em um período determinado, em função do período disponível e da localização. Entre outros fatores determinantes da qualidade dos dados, considerou-se a existência de falhas.

Foram consistidos os dados dos totais pluviométricos mensais de 26 estações selecionadas, que estão listadas no Anexo 5. O trabalho de consistência dos dados pluviométricos, no escopo do projeto, foi realizado na escala mensal. Usualmente, valores diários são de difícil preenchimento devido à grande variação espacial e temporal da precipitação para eventos de frequências médias e pequenas.

O primeiro passo no processo de consistência foi a identificação e a correção de erros grosseiros. Após essa análise, foi realizado o preenchimento das falhas na série de dados mensais de precipitação. As lacunas foram identificadas e, posteriormente, preenchidas pelo método da ponderação regional.

Depois de preenchidas as falhas, partiu-se para a análise de consistência das séries pluviométricas, pois é necessário analisar a sua consistência dentro de uma visão regional, isto é, comprovar o grau de homogeneidade dos dados disponíveis em uma estação com relação às observações registradas em estações vizinhas. O método da dupla massa, ou curva duplo-acumulativa, desenvolvido pelo Geological Survey (USA), é uma prática comum adotada, sendo válida apenas para séries mensais ou anuais.

Com o propósito de auxiliar na busca pelas leituras duvidosas, foi realizado o traçado dos hietogramas mensais e anuais. A partir da análise desses gráficos, em conjunto com as curvas duplo-acumulativas, foram detectadas as leituras possivelmente incorretas.

Para a correção dessas leituras, foi empregado um método mais aprimorado de preenchimento de falhas, que consiste em utilizar as regressões lineares simples e múltipla. Na regressão linear simples, as precipitações de uma estação com falhas e de uma estação vizinha são correlacionadas. Na regressão múltipla, as informações pluviométricas da estação Y são correlacionadas com as correspondentes observações de várias estações vizinhas.

De maneira geral, salvo poucas exceções, a qualidade dos dados pluviométricos dessas estações da bacia do rio Paranapanema é boa. Grande parte dessas estações, principalmente as operadas pela ANA e pelo DAEE-SP, já haviam sido consistidas, em pelo menos, parte de seus períodos.