Telecomunicação e Tecnologia da Informação
Dentre os principais resultados das ações empreendidas pela área de TI Corporativa em 2015, em relação a Telecomunicação e Tecnologia da Informação, destacam-se:
Avanços no uso de Soluções de Big Data e Analytics
Durante o ano de 2015, foi iniciada a estruturação de um programa de DataManagement para orientar o uso da informação e a construção de soluções voltadas para análise de grande volume de dados. Foram desenvolvidas algumas iniciativas piloto, com destaque para:
- Relação entre Carga e Temperatura – um modelo analítico para analisar, agrupar e relacionar curvas de carga e de temperatura históricas, gerando um modelo para que se obtenha uma curva de carga provável, dada uma curva de temperatura
- Visualização/Exploração de Dados – foi adotada e implantada a ferramenta Tableau com o objetivo de auxiliar à direção da empresa no acompanhamento de relatórios de auditoria.
Projetos de Sistemas Aplicativos Concluídos
Ao longo de 2015, foram concluídos importantes projetos e ações de desenvolvimento de sistemas de suporte às áreas finalísticas que contribuíram de forma significativa para a gestão de dados e informações, entre os quais destacamos:
- Sistema de Informações Cadastrais Georeferenciadas do SIN (SINDAT),visando facilitar a consulta de informações sobre as instalações de transmissão e geração do SIN.
- Sistema de Gerência de Cadastro da Base de Dados Técnica (GERCAD),que substitui sistemas mais antigos e proporciona maior flexibilidade na utilização, permitindo inclusive a consulta simultânea por vários usuários à Base de Dados Técnica (BDT).
- Sistema de Alterações de Titularidades de Ativos do SIN (ATASIN), que suporta as alterações de titularidade dos ativos, preservando o histórico e a vigência da titularidade.
- Aprimoramento do Sistema de Apuração de Mudança de Estado Operativo de Unidades Geradoras e Interligações Internacionais (SAMUG WEB), de modo a contemplar todas as funcionalidades necessárias à apuração e consistência dos eventos.
- Sistema para Geração do Programa Diário da Operação (SPDO) em substituição ao atual Programa Diário da Operação (PDO) utilizado no ambiente de Pré-Operação e Tempo Real.
- Sistema de Gerenciamento de Limites (GERLIM), para sistematizar o fluxo de trabalho de elaboração de Documentos de Cadastro (CDs), Instruções de Operação (IOs) e Mensagens Operativas (MOPs) relativos aos limites de equipamentos e de transmissão.
- Sistema de Informações Meteorológicas do ONS (SIMONS), para automatizar o recebimento, tratamento e uso das medidas meteorológicas necessárias para a elaboração da Programação Diária e do Programa Mensal de Operação.
- Substituição da antiga tecnologia Domino.doc para a tecnologia Sharepoint, facilitando o acesso a documentos relevantes.
- Evolução da solução de publicação dos Procedimentos de Rede e do Manual de Procedimentos da Operação (MPO), tornando-o mais acessível a todo o público externo ao ONS
- Desenvolvimento e implantação do Sistema de Acompanhamento do Projeto Básico e Gerenciamento de Instalações de Transmissão (SAGIT-PB), permitindo automatizar o processo
- Evolução do Sistema de Apuração do Montante de Uso do Sistema de Transmissão (SAMUST) para atendimento à REN 666.
Projetos de Sistemas Aplicativos em Desenvolvimento
Ao longo de 2015, também foram conduzidas ações de especificação e desenvolvimento de projetos de sistemas de suporte às áreas finalísticas,com destaque para:
- Desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Intervenções para utilização em Tempo Real (SICOP),
- Desenvolvimento do Sistema de Consolidação da Previsão de Carga por Barramento (SCPCB), para a gestão das informações necessárias ao processo de consolidação da previsão de carga por barramento para os estudos elétricos de forma centralizada
- Desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Previsão de Vazões (SGPV), que irá suportar o processo de previsão de vazões.
- Desenvolvimento do Sistema de Gestão da Programação Eletroenergética do SIN (PDES), que tem por objetivo a evolução da solução tecnológica que apoia o atual processo de programação diária.
- Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Estudos Elétricos (GPAR), cujo objetivo é ser a principal ferramenta de suporte à realização dos Estudos Elétricos de curto, médio e longo prazo.
- Concepção do Sistema de Gestão de Conteúdo do Manual de Procedimentos da Operação que substituirá o atual SIGOP/MPO
- Concepção dos sistemas de Administração e Apuração da Transmissão (SAAT) e de Apuração da Geração (SAGER) e seleção da plataforma tecnológica integrada para suporte ao seu desenvolvimento.
- Concepção do projeto de substituição do SAM, em atendimento as demandas da Resolução Normativa nº 669/2015 emitida pela ANEEL.
- Concepção do Montador Decomp, sistema que tem por objetivo promover maior agilidade, segurança e rastreabilidade do Processo do Programa Mensal da Operação
Avanços na Segurança da Informação
O ONS possui diversas tecnologias de proteção, detecção e resposta contra ameaças cibernéticas, porém é necessário assegurar a permanente atualização e avaliação da eficácia dessas soluções. Nesse sentido foi desenvolvido o Roadmap de Segurança Cibernética com o objetivo de:
- Estabelecer um referencial para a avaliação da maturidade do ONS em relação às práticas de segurança cibernética;
- Identificar qual é o posicionamento de segurança cibernética atual do ONS com relação às tecnologias e processos adotados;
- Recomendar qual seria o posicionamento adequado do ONS para cada uma dessas práticas, baseado em uma avaliação de curto e médio prazos, à luz dos recursos disponíveis ou julgados viáveis no horizonte de 3 anos.
Além disso, para aumento da segurança cibernética foi redefinida a estrutura de firewalls do Datacenter Principal do ONS, foi implantada uma solução para detecção de ameaças em tempo real, que amplia a capacidade de prevenção contra ataques maliciosos e foi iniciada a implantação de solução para Gestão de Identidades, visando assegurar maior controle sobre as atividades de concessão, manutenção e remoção do acesso de usuários a aplicações e sistemas.
Avanços na Infraestrutura
Em 2015, foi concluído o Projeto de Gestão de Ativos de TI, tendo sido obtido resultado de compliance integral em duas auditorias externas realizadas pela Oracle e pela Microsoft.
Foi realizada a migração do Datacenter Principal de Brasília para o Rio de Janeiro, sem gerar nenhum impacto sobre a continuidade dos processos do ONS.
Foi realizada a implementação dos novos ativos de telecomunicações com ampliação da capacidade de processamento das redes locais e longa distância e mitigação de fragilidades na infraestrutura.