Relatório da administração e as demonstrações financeiras

Gestão de Pessoas

O contínuo reconhecimento do ONS ao longo dos últimos anos por suas boas práticas de gestão incentiva novas ações corporativas que contribuam para a melhoria da organização, a fim de que as equipes estejam cada vez mais preparadas para os desafios do cumprimento da missão institucional do Operador.

As ações listadas a seguir representam a implementação em 2015 das estratégias definidas pela Diretoria para captação, desenvolvimento e retenção dos profissionais do Operador:

 

EDUCAÇÃO CORPORATIVA DO ONS

O projeto de Educação Corporativa do ONS foi implementado em 2015, representando um marco de evolução da organização, em prol do desenvolvimento sustentável de seu quadro efetivo e da valorização do conhecimento como fatores críticos de sucesso para o desenvolvimento organizacional.

O novo modelo de Educação Corporativa do ONS tem como principal objetivo efetivar a transição do modelo até então existente, de Treinamento & Desenvolvimento, para um modelo de educação baseado prioritariamente em soluções corporativas alinhadas às estratégias da empresa, às competências, aos valores e aos conhecimentos priorizados. Sua estrutura lógica está segmentada em três ênfases de aprendizagem: Institucional, Especialização Técnica e Liderança.

A implementação deste novo modelo traz para a organização maior consistência nos investimentos em educação, a partir do alinhamento entre as ações priorizadas no planejamento estratégico e a integração dos diferentes programas corporativos, tais como Gestão de Desempenho e PDI, Práticas de Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento Gerencial.

Os principais produtos desenvolvidos em 2015 foram:

 

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Com a finalidade de acelerar o processo de formação de novos especialistas e potenciais gestores, foi realizada em 2015 a terceira edição do Programa de Mentoria do ONS. Participaram 13 duplas compostas por Mentores e Mentorandos de áreas e experiências diferentes,que realizaram a disseminação de conhecimentos relevantes relacionados à carreira técnica e de gestão.

 

PROGRAMA CONSTRUIR – O Programa de trainee e de estágio do ONS.

As vagas para trainees e estagiários são oferecidas em todas as localidades em que o ONS possui escritórios e centros de operação. Em 2015, foram selecionados 23 profissionais entre 1.410 candidatos inscritos, após um rigoroso processo de seleção que envolve a avaliação de conhecimentos gerais, idiomas, provas técnicas, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais.

Esse processo vem alcançando resultados favoráveis, com o aproveitamento pelo ONS de cerca de 50% dos trainees entre 2001 e 2015.

A captação de candidatos para o Programa Construir é efetuada por meio de inscrições no site do ONS e pela realização de palestras em instituições de ensino públicas e privadas reconhecidas tecnicamente no setor, principalmente aquelas situadas nas cidades onde o Operador tem escritórios, dentro do Programa de Relacionamento e Integração com Instituições de Ensino (Programa Sinergia).

Nas visitas a essas instituições, são discutidas com coordenadores e professores de Engenharia Elétrica as ementas e os conteúdos programáticos dos cursos.

 

PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO

As ações de capacitação estão estruturadas em programas específicos, distribuídos nas ações corporativas detalhadas a seguir:

Programa Mais Valor

O Mais Valor é um programa de desenvolvimento voltado à promoção de cursos de capacitação dos empregados, ministrados pelos próprios colaboradores, sobre temas de interesse da organização, alinhados ao seu Planejamento Estratégico.

Dentre os diversos cursos ministrados em 2015, merecem destaque os módulos I e II do curso Dinâmica e Segurança de Sistemas de Potência e o curso sobre Subestações e Equipamentos de Alta Tensão.

Programa de Desenvolvimento de Engenheiros

O programa, voltado principalmente para Engenheiros Plenos, tem como objetivos: ampliar e consolidar conhecimentos sobre o setor elétrico brasileiro; contribuir para a integração e para a retenção desses profissionais.

 

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE OPERADORES - DESENVOLVIMENTO DA OPERAÇÃO

A certificação dos operadores ocorre a cada três anos e tem como propósito atender aos requisitos estabelecidos no Manual de Procedimentos da Operação e como objetivo principal atestar as competências dos Operadores de Sistema e de Instalações da Rede de Operação, habilitando-os para o desempenho de suas funções na Sala de Controle.

Em 2015, foram certificados seis operadores no Rio de Janeiro, dez no Recife e nove em Florianópolis, totalizando 25Operadores de Sistemas.

 

PROGRAMA DE GESTÃO DE SAÚDE

Com base nos bons resultados alcançados, o Programa de Gestão de Saúde promoveu várias ações no decorrer do ano, com o objetivo de incentivar e orientar os empregados, tais como:

 

© 2015 ONS - Todos os direitos reservados