Relatório da administração e as demonstrações financeiras

Planejamento Estratégico 2016-2020

Na elaboração de seu planejamento estratégico, o ONS adotou em 2015 uma metodologia que, em sua essência, já vinha sendo seguida nos anos anteriores.

A partir de subsídios internos e externos, foram identificados os condicionantes externos e as questões internas que moldam a visão e os objetivos estratégicos da organização.

Os subsídios internos foram obtidos a partir de entrevistas com os diretores do ONS, de uma avaliação dos resultados dos ciclos anteriores de planejamento estratégico e de um relatório do Comitê de Desenvolvimento Tecnológico e Gestão do Conhecimento que identificou desafios e ações estratégicos com foco na inovação e desenvolvimento tecnológico, inclusive considerando a participação do Operador em organismos colegiados internacionais.

Os subsídios externos vieram de uma entrevista pessoal com o Ministro de Minas e Energia e de palestras realizadas no ONS por diretores da ANEEL, pelo Diretor Geral da EPE, pelo coordenador do Grupo de Estudo do Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ, pelo representante do Fórum das Associações do Setor Elétrico e pelo presidente do Conselho Curador da Fundação nacional da Qualidade e ex-presidente do Conselho de Administração do ONS.

A partir desses insumos, foi feito um levantamento dos principais condicionantes do ambiente externo sob vários enfoques – o SIN; o modelo setorial e a regulação; sociedade e governança; inovação – e como eles se rebatem sobre questões internas da organização: recursos humanos, estrutura e processos, gestão da rede de agentes e tecnologia da informação.

Essa análise permitiu assegurar a permanência da missão do Operador e ajustar o enunciado de sua visão para o horizonte 2020: “Assegurar o suprimento de energia elétrica no SIN ao menor custo possível, em um ambiente de incerteza e complexidade crescente”.

Também serviu de base para a formulação dos objetivos estratégicos para o Planejamento Estratégico 2016-2020:

  1. Atuar de forma preventiva junto ao planejamento da expansão, ao regulador e ao Poder Concedente, visando aumento da segurança e redução dos custos da operação.
  2. Atuar junto à Governança para aperfeiçoar o desempenho corporativo do ONS.
  3. Garantir a segurança eletroenergética do SIN face às mudanças na estrutura da matriz elétrica, no perfil do consumo e à significativa introdução de inovações.
  4. Aperfeiçoar a atuação como gestor da rede de Agentes e de suas instalações: Quanto ao relacionamento com os Agentes e à Gestão dos Procedimentos de Rede.
  5. Aprimorar a capacidade de gestão para o exercício de suas atribuições orientada pelos Valores Organizacionais.
  6. Aprimorar a comunicação institucional com seus diversos públicos.

Em seguida, para cada um dos objetivos foram identificados desafios e 43 ações estratégicas plurianuais, nas quais irão se concentrar os esforços do ONS nos próximos anos.

 

© 2015 ONS - Todos os direitos reservados