Análise de Superação de Equipamentos da Rede Básica
De acordo com o definido nos Procedimentos de Rede, compete ao ONS realizar anualmente a análise de superação de equipamentos por curto circuito, corrente de carga, constante de tempo e outros tipos de solicitação. Tais análises visam garantir a segurança da operação, uma vez que identificam com antecedência de três anos os possíveis casos de superação na rede, os quais são encaminhados para análise do MME e da ANEEL.
Para coordenação e execução desse processo, o ONS criou o Grupo de Trabalho para Análise de Superação de Equipamentos de Alta Tensão (GT-AS), composto por Agentes de Transmissão, Distribuição e Geração. As análises realizadas anualmente pelo GT-AS são parte integrante dos processos do PAR e abrangem equipamentos da rede básica, DIT e instalações relevantes de geração e distribuição.
Nesse ciclo, foi identificada a superação de 250 equipamentos. A Figura 7 apresenta um sumário da superação por tipo de equipamento. A maior indicação de superação foi encontrada nos disjuntores, seguidos dos transformadores de corrente e das chaves seccionadoras. Houve também a indicação de superação de dois transformadores de aterramento.
Figura 7 – Indicação de Superação por Tipo de Equipamento
© 2015 ONS - Todos os direitos reservados