Evolução dos Processos e Aprimoramentos Metodológicos
Na área de previsão de afluências, foi concluída mais uma etapa do projeto de desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Previsão de Vazão (SGPV), que automatiza a incorporação das informações de precipitação nesse processo, inclusive com remoção do viés das previsões de chuva. Este aprimoramento agrega maior robustez e agilidade ao processo de elaboração do Programa Mensal de Operação. Ainda na previsão hidrológica, foi finalizado o projeto de calibração do modelo SMAP para as bacias dos rios Uruguai, São Francisco e Tocantins, o que possibilitará a ampliação do uso desse modelo chuva-vazão nos estudos prospectivos de avaliação das condições hidroenergéticas do SIN.
Com a incorporação dos subsistemas Norte e Nordeste, foi ampliado o monitoramento das condições de tempo severo nas instalações estratégicas do SIN, que é realizado em parceria com o Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR). Com essa extensão, passa-se a identificar situações de risco sob os aspectos meteorológico e de incidência de descargas atmosféricas em instalações estratégicas dos quatro subsistemas do SIN, resultando em melhoria nas condições de segurança eletroenergética.
Foi implementada nova funcionalidade no simulador hidráulico Hydroexpert,a qual viabiliza simulações com armazenamentos abaixo dos níveis mínimos operacionais, o que se mostrou bastante útil, principalmente para usinas nas quais a crise hídrica manifestou-se com maior intensidade nesse ano. Foi também incorporada neste simulador uma rotina de rebaixamento e recuperação dinâmicos de reservatórios, com aplicação direta no rebaixamento do reservatório da usina de Salto Santiago, para aprimorar a operação de controle de cheias de forma integrada na bacia do rio Iguaçu.
No âmbito da Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP/MME), foram finalizadas as análises, para a entrada em operação, em janeiro de 2016, da partição dos subsistemas equivalentes utilizada nos estudos de médio prazo com o modelo NEWAVE em um total de nove reservatórios equivalentes de energia.
De forma a endereçar as diferenças encontradas em estudos energéticos que compararam os resultados dos modelos computacionais com a operação realizada, foi criado o Grupo de Trabalho de Avaliação dos Dados Cadastrais Utilizados para o Cálculo da Produtibilidade (GTDP), sob a coordenação do ONS, com a participação da CCEE, EPE e de todos os 38 agentes de geração que detêm concessão das 142 usinas hidroelétricas existentes e simuladas nos estudos de Planejamento e Programação da Operação. Em 2015, o GTDP definiu as metodologias a serem adotadas como padrão pelos agentes para o cálculo da vazão turbinada, bem como para o cálculo dos rendimentos e perdas de carga hidráulicas representativos.
Foi concluído projeto do Plano de Ação referente à implantação do Sistema de Previsão de Carga para os Estudos Energéticos (SPCEE), cujo objetivo foi a melhoria das previsões de curva diária de carga, que são um dos principais insumos para a programação diária da operação do SIN.
O SPCEE viabilizou a criação da Base de Dados de Simulação (BDS), para utilização com dados de carga consistidos e de temperaturas, provenientes de sistemas internos do ONS e externos, como CEPETEC e RedeMet (Rede Meteorológica do Departamento de Controle do Espaço Aéreo). Esse sistema é fundamental para o desenvolvimento de modelos de previsão e tomada de decisão e para a validação das previsões de carga recebidas dos agentes. Sua implantação é considerada como um “divisor de águas”, pois proporciona maior agilidade ao processo de coleta e consistência dos dados, além de melhoria nas análises das previsões visando sua maior precisão, o que se refletiu em um significativo aprimoramento das previsões de carga para a Programação Diária.
Quanto à utilização do simulador de sistemas de corrente contínua, foram executadas ações de suporte aos trabalhos de correção e aprimoramento da lógica de controle e proteção do bipolo 2, de fabricação GE/ALSTOM, que ocorreram ao longo de todo o ano, destacando-se:
© 2015 ONS - Todos os direitos reservados