Português | English

Resultados Técnicos em 2014

Implantação do Sistema de Medição Sincronizada de Fasores

Em 2014, o ONS deu continuidade à implantação de um Sistema de Medição Sincronizada de Fasores (SMSF), mediante a instalação de PMUs (Phasor Measurement Units) nos equipamentos e à instalação de infraestrutura de hardware (Phasor Data Concentrators – PDC) e software para aquisição e análise dos sincrofasores nas dependências do  ONS.

Destaca-se em 2014 a assinatura do convênio entre o ONS e o MME, no âmbito do Projeto de Assistência Técnica dos Setores e Energia e Mineral (META), permitindo o acesso a recursos oriundos de empréstimo firmado pela União com o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para a aquisição da infraestrutura de hardware e software do   projeto.

O projeto tem dois objetivos  básicos:

  • Permitir a análise do comportamento dinâmico do SIN, determinando com maior precisão a origem e as causas de distúrbios eletromecânicos, bem como a obtenção de subsídios para possíveis reajustes das proteções de caráter sistêmico, de medidas operativas e dos Sistemas Especiais de  Proteção (SEPs); e
  • Disponibilizar ferramentas de apoio à tomada de decisão na Operação em Tempo Real, através da inclusão de fasores nos sistemas EMS/SCADA.

A sua fase inicial compreende a instalação de PMUs em 31 subestações do SIN para monitorar 181 terminais de linhas de transmissão, incluídas no Plano de Modernização de Instalações (PMI) 2014-2017. Essa tecnologia é um importante apoio à análise de ocorrências, em especial as de grande porte, contribuindo para o aumento da segurança do  SIN.

© 2015 ONS - Todos os direitos reservados

© 2015 ONS - Todos os direitos reservados