O ONS e o Sistema

Interligado Nacional em 2022

Saiba mais sobre os principais destaques da nossa atuação em 2022

Pela primeira vez, reunimos em um único documento as informações que já vinham sendo reportadas anualmente no Relatório de Administração com o conteúdo do Relatório de Sustentabilidade.


O ONS trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, para cumprir sua Missão:


Garantir o suprimento de energia no país, com qualidade e equilíbrio entre segurança e custo global da operação.

Coordenamos e controlamos as instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).


Em 2022, as atividades abrangeram 1.438 agentes do setor elétrico, dos segmentos de geração, distribuição e transmissão, em quatro subsistemas (Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte).


Propósito

Nos inspira a operar a energia que
potencializa a vida.

509

Membros associados em 2022, nas categorias Consumo, Produção e Transporte.

As regiões operadas pelos Centros de Operação do ONS

O Sistema Interligado Nacional (SIN) cobre quase todo o território nacional, estendendo-se do Amapá ao Rio Grande do Sul, do extremo oriental ao Acre, e atende a praticamente todo o consumo de energia elétrica do país.

176

GW de geração

16

GW de geração
distribuída

179.311,5

km de extensão de Linhas de Transmissão = 230
* Fonte Aneel – até 16/12/2022; Dados Abertos ONS – dez/2022



As etapas da atuação do ONS no SIN e os três segmentos (Geração, Transmissão e Consumo) integrados ao Sistema:

Geração

1.272 Usinas

1.091 Agentes

  • Operação sistêmica pelo ONS
  • Operação das instalações pelas empresas de G & T
  • Abastecimento no atacado

Fonte: SAGER

Transmissão

Rede Básica

157 Agentes

301 Concessões

179.311,5 km de linhas de transmissão de 230kV e acima

Fontes: Aneel (até 16/12/2022); Dados Abertos ONS (dez/2022)

Consumo

59 distribuidores + 132 consumidores livres

190 Agentes

Mais de 1.000 pontos de conexão entre a Rede Básica e a Distribuição (Fiscalização pela Aneel)

Carga total no SIN em 2022: 69.936 med*
Demanda máxima 2022: 88.576 MWh/h

  • Operação pelas empresas de D
  • Abastecimento no varejo

Dados até out/2022

Em 2022, contamos com
958
empregados para cumprir nossa missão.

Em 2022, cerca de 80% da energia elétrica suprida pelo ONS para o SIN foi de fontes renováveis, com destaque para a geração hidrelétrica.

Matriz Elétrica Brasileira 2022-2026

Geração solar e eólica são complementares e em 2026 representarão 22,2% da matriz energética

Destaques da integração – geração

Fontes eólicas e fotovoltaicas:
foram integrados 121 parques eólicos (3.298,13 MW) e 67 fotovoltaicos (2.600,014), totalizando 194 empreendimentos e 5.898,144 MW.

Usinas do Sistema Elétrico Isolado de Roraima:
foram integradas sete novas usinas vencedoras do Leilão de Geração nº 01/2019-Aneel, no total de 205,8 MW, sendo a maior delas a UTE Jaguatirica II (120 MW).

As evoluções no desempenho e na robustez do SIN em 2022, garantidos por nossa coordenação:

Desempenho do SIN em 2022

Robustez do SIN (em %)

Cortes de carga

2.984 perturbações
registradas em 2022,
-10.6% em relação a 2021

Solicitações de Acesso ao SIN

Com o fim do incentivo de desconto da Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão, lidamos em 2022 com um grande aumento no número de solicitações de Acesso Permanente ao SIN.

E esses foram os totais dos contratos de transmissão (divididos entre geração e consumo) ao fim do ano:

Contratos de transmissão

Cerca de
R$ 30 bilhões
em valor agregado
à sociedade.

cerca de
R$ 30 bilhões
em valor agregado
à sociedade.

Para chegar a este valor total, foram analisadas as atividades abaixo e constatou-se a seguinte economia para a sociedade, por conta da atuação do Operador.

Otimização do uso das interligações entre subsistemas:

R$ 1,4 bilhão

Implantação de Sistemas Especiais de Proteção (SEPs):

R$ 1,2 bilhão

Gestão das intervenções no Sistema de transmissão:

R$ 65 milhões

Ações para gestão da crise hídrica 2020/2021:

R$ 26,9 bilhões

O ano de 2022 também foi marcado pela consolidação da Estratégia ASG+ do ONS, que aborda os mais relevantes aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa (ASG) relativos às nossas operações.

Um passo fundamental foi a definição de uma matriz de materialidade, que reúne os temas mais críticos e relevantes ligados direta ou indiretamente às nossas atividades, formulada com base em entrevistas e pesquisas com nossos stakeholders internos e externos.

Programa ASG+

Iniciado em 2021, o Programa ASG+ é dividido em três pilares: +Humano, +Verde e , cada um com dois temas específicos de atuação.

Confira os destaques abaixo e clique no ícone de cada pilar para conferir outros avanços em 2022.

Destaques da evolução do Programa ASG+ em 2022

ONS +Humano

Governança responsável, ética e transparente

  • Boas práticas de governança do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC): evoluímos de 90.43% para 94.5% de aderência;
  • Revisão do Código de Conduta Ética e lançamento do Canal exclusivo +Mulher, para receber relatos de mulheres, com atendimento feito por psicólogos;
  • Publicação do primeiro Relatório de Sustentabilidade.

Pessoas integradas:

  • Certificação da consultoria Great Place to Work (GPTW) 2022-2023: índice de favorabilidade (relacionado à confiança e satisfação geral dos empregados) de 83%;
  • Diversidade e inclusão: posicionamento institucional, agenda de ações e estruturação de grupos de afinidade de gênero e de raça.

ONS +Verde

Transição energética:

  • Avanços na gestão de fontes renováveis: para responder ao aumento da participação da geração solar e eólica, implementamos novos procedimentos operacionais;
  • Participação na COP27 (ONU): na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (Egito), discutimos temas como energias renováveis e descarbonização.

Gestão ecoeficiente de recursos:

  • 22,7 toneladas de resíduos reciclados: evolução na coleta, separação e descarte de materiais sólidos;
  • Redução de emissões de aproximadamente 32 toneladas de CO2: equivalente ao volume de resíduos reciclados em 2022;
  • Revisão da Política de Compras e definição de diretrizes para compras sustentáveis: atualizamos e aprimoramos os processos de gestão de fornecedores.

ONS +Social

Sociedade consciente:

  • Adesão ao Pacto Global, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, e aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres, com foco na igualdade de gênero;
  • Lançamento de pagina Visite o ONS em nosso site: iniciativa visa abrir as portas das nossas quatro sedes para a sociedade.

Responsabilidade socioambiental:

  • Patrocínio a projetos culturais no Rio de Janeiro, com foco na geração de trabalho e renda, e na cidadania;
  • Ações de voluntariado e campanhas de doação: nossos empregados apoiam projetos sociais com trabalho voluntário, donativos e aportes financeiros.