ons elege dois novos diretores para o quadriênio 2022-2026​

Elisa Bastos chega para assumir a cadeira de Diretora de Assuntos Corporativos e é a primeira mulher na diretoria do ONS.  Christiano Vieira é eleito para a diretoria de Operação


​O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anuncia, hoje, dia 27 de abril, a nova composição de sua diretoria a partir de 17 de maio. Em reunião virtual, a Assembleia Geral do ONS aprovou o nome de Elisa Bastos, para diretora de Assuntos Corporativos, e de Christiano Vieira, para diretor de Operação, ambos com mandato de quatro anos. Os nomes foram eleitos por unanimidade pelos membros associados. Os dois eleitos cumprirão mandato no quadriênio 2022-2026.
 
Primeira mulher a compor a diretoria do ONS, a nova diretora de Assuntos Corporativos é Doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica pela Unicamp. Elisa, que até então ocupa o cargo de diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), também atuou na Assessoria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério de Minas e Energia (MME) e na Companhia Energética de Goiás (CELG). Ela substituirá Jaconias de Aguiar que assumiu a diretoria do ONS em maio de 2018.
 
Já Christiano Vieira, eleito para ser o diretor de Operação do ONS, possui mais de 18 anos dedicados à regulação do setor elétrico. Ele é mestre em Economia e tem MBA em Gestão em Empresas de Energia Elétrica. Com atuação focada nos segmentos de geração e comercialização de energia elétrica, participou da implementação dos principais aspectos do atual modelo do setor elétrico. Ele ocupa a cadeira de secretário de Energia Elétrica do MME e vai suceder Sinval Zaidan Gama, que assumiu a diretoria do ONS em maio de 2018.
 
Com isso, a partir de maio, a diretoria do ONS terá a seguinte composição: Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral; Marcelo Prais, diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios; Alexandre Nunes Zucarato, diretor de Planejamento; Elisa Bastos, diretora de Assuntos Corporativos e Christiano Vieira como diretor de Operação.