ONS lança Sumário Executivo do Plano da Operação Energética (PEN) 2023
O documento traz as avaliações das condições de atendimento energético num horizonte de até cinco anos à frente
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) publicou nesta quarta-feira, 11 de outubro, o relatório digital – Sumário Executivo do Plano da Operação Energética (PEN) 2023 - horizonte 2023-2027. O documento traz as avaliações das condições de atendimento energético para o setor elétrico brasileiro num horizonte de cinco anos à frente.
Um destaque do PEN 2023 é a compatibilização do denominado “Caso Base” do PEN com o “Caso Base” do Plano Decenal de Expansão de Energia da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), facilitando a vida do leitor na comparação de ambos os estudos. Desta forma, o “Caso Base” do PEN já considera a representação da expansão da MMGD, a representação da expansão das usinas do Ambiente de Contratação Livre (ACL) conforme critério aprovado pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), e a redução da oferta termelétrica em função do fim do Contrato de Compra de Energia no Ambiente Regulado (CCEAR), perda de subsídios do Programa Prioritário de Termelétricas (PPT) ou término de vida útil.
Sob a ótica metodológica, é apresentada uma nova abordagem para o estudo conjuntural, com horizonte até o final de 2024. Destaca-se que esta análise conjuntural será atualizada quadrimestralmente.
Também houve avanços na forma de disponibilização dos dados e resultados do plano, que estão disponíveis no portal do ONS na forma de painéis dinâmicos, possibilitando ao leitor explorar com maior flexibilidade os insumos e resultados de seu interesse.
Clique aqui e acesse o Sumário do PEN 2023