Primeira reunião do RAP relativo à ocorrência do dia 15.08.2023 será realizada hoje
Representantes do ministério, agência reguladora e empresas de transmissão e de geração estão entre os convidados
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizará, hoje, dia 25 de agosto, às 14 horas, o primeiro encontro com agentes do setor para iniciar o processo de elaboração do Relatório de Análise de Perturbação (RAP). Para o encontro online hoje foram convidados cerca de 150 agentes entre representantes do ministério de Minas e Energia, da agência reguladora e de empresas de transmissão e de geração.
A pauta da primeira reunião está concentrada na análise da perturbação e no processo de recomposição, com manifestações do próprio ONS e dos agentes presentes. Um segundo encontro já está agendado para o dia 1º de setembro.
O documento final do RAP, que tem prazo de até 45 dias úteis para ser concluído, de acordo com os Procedimentos de Rede aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica, trará os esclarecimentos aprofundados sobre a interrupção de energia verificada em 15 de agosto, que atingiu 25 estados e o Distrito Federal.
Para dar mais transparência ainda ao processo, o Operador lançou no seu site um espaço reunindo todos os documentos técnicos e os releases com atualizações sobre o tema.
Clique aqui e confira.
O que é o RAP?
O Relatório de Análise de Perturbação (RAP) é o documento mais importante nesse processo de investigação. Ele vai consolidar as análises da perturbação, apontar as suas causas e determinar as medidas preventivas e corretivas. A conclusão do RAP é estimada em até 45 dias após o ocorrido e o documento final estará disponível para toda a sociedade.