ONS recebe no Brasil presidentes e representantes de operadores do setor elétrico de vários países do mundo

Encontro é parte das comemorações de 25 anos do ONS e integrará a agenda do GO15 em 2023, entidade internacional que reúne os maiores operadores do sistema elétrico


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) será o anfitrião da edição 2023 do Encontro Internacional de Operadores ISO, promovido pelo GO15, associação que reúne os maiores operadores dos sistemas elétricos do mundo, responsável pelo atendimento a mais da metade da demanda global por eletricidade. O evento, que acontecerá nos dias 27 e 28 de março, no Rio de Janeiro, é parte das celebrações de aniversário de 25 anos do ONS. Com uma programação diversa, o encontro contará com a participação presencial de 13 operadores, sendo 12 estrangeiros que virão ao país para compartilhamento de boas práticas, debates técnicos e encontros bilaterais.
Segundo Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS, promover este tipo de encontro no País é muito importante não só para mostrar como coordenamos o amplo e robusto setor elétrico brasileiro, como também para absorver conhecimento e nos anteciparmos ao futuro. “Fazer o encontro no Brasil traz conhecimento e experiências internacionais não só para nós, mas benefícios também para as empresas do setor atuantes no país. Ademais, mesmo que em momentos diferentes, os Operadores do mundo vêm passando por desafios semelhantes, principalmente relacionados às mudanças climáticas e usos múltiplos da água, além de questões como transição energética e sustentabilidade”, reforça Ciocchi.

Os eventos do GO15 têm como característica a participação de presidentes e líderes dos grandes operadores. Essa particularidade torna o encontro estratégico e voltado para a discussão dos temas mais relevantes do setor elétrico em todo o mundo. Para a reunião no Brasil, estão confirmadas as participações presenciais de lideranças de 10 países: Bélgica, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, as Monarquias do Golfo Pérsico (Gulf States) e a Rússia. A delegação americana estará presente com executivos de três operadores, CAISO, do Estado da Califórnia, MISO e PJM Interconnection.

“Estamos vendo uma rápida expansão dos recursos de energia renovável dependentes do clima, um rápido declínio dos recursos de energia controláveis e um aumento na demanda de eletricidade”, disse o CEO da MISO, operador americano responsável por gerenciar as redes elétricas nos estados centrais do País, John Bear, que também atua como presidente do GO15 em 2023. “Essas realidades estão criando desafios energéticos de classe mundial que exigem soluções energéticas adequadas ao momento. Os membros do GO15 são qualificados de forma única para desenvolver essas soluções e implementá-las com concessionárias, reguladores e outras partes interessadas".

Transição energética, gestão de sistemas elétricos cada vez mais complexos e descarbonização são alguns dos assuntos que serão tratados nos dois dias de evento. No primeiro dia, 27 de março, será de reuniões exclusivas e fechadas para os participantes do GO15. Em 28 de março, a agenda inclui um seminário, a ser realizado na sede do ONS, no Rio de Janeiro, para convidados. Mesmo que vivenciando momentos diferentes, de acordo com as realidades e estágios de cada país, os Operadores confirmados lidam com desafios similares, muitos deles ligados às transformações climáticas, às demandas por processos sustentáveis e a gestão de recursos hídricos na perspectiva do uso múltiplo das águas.

“O setor elétrico está em transformação, não apenas aqui, mas em todo o mundo. Em 2022, estivemos, pela primeira vez, na COP27 e pudemos ver como o país é uma liderança em vários dos temas que estão na pauta. Temos muito a contribuir em transição energética, uma vez que nossa matriz tem 83% de fontes renováveis e na gestão de recursos hídricos. E temos a aprender em questões como a gestão de sistemas que deixam de ser no modelo comando e controle e passam a incorporar fontes que têm uma intermitência mais elevada, como a geração solar e eólica.  O GO15 será um excelente fórum para aprofundar estes e outros debates”, reitera Ciocchi, diretor-geral do ONS.

WhatsApp Image 2023-03-27 at 11.02.25.jpeg