ONS e Abrace se reúnem e avaliam estimular projetos de Resposta da Demanda 

Representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (ABRACE) se reuniram nesta quarta-feira, 17 de novembro, para elaborarem em conjunto estratégias de aperfeiçoamento do setor elétrico. Na pauta estavam temas como o Programa de Redução Voluntária da Demanda (RVD), os custos de operação do sistema e possíveis oportunidades de aprimoramento.

Durante a reunião, as instituições acordaram que irão buscar caminhos técnicos adicionais para estimular a resposta da demanda, levando propostas para a governança do setor elétrico, além de trabalharem juntas para aperfeiçoarem o atual modelo de oferta e demanda. “O programa de RVD tinha um objetivo e era voltado para atender a demanda de ponta do sistema em um cenário de escassez hídrica, por um período pré-determinado, e com regras definidas por Portaria do MME. O que vamos tentar buscar agora é estimular projetos de resposta da demanda de uma forma contínua, otimizando ainda mais a operação do sistema”, afirmou o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi.

Segundo Paulo Pedrosa, presidente-executivo da ABRACE, a indústria se empenhou e fez adaptações importantes para atender ao programa de RVD e agora gostaria de poder participar de uma forma continuada e estruturada. “A ideia é adotarmos estratégias convergentes de atuação”, declarou.

Outro ponto abordado na reunião diz respeito aos mecanismos de formação de preço. Para a ABRACE, é preciso aperfeiçoar os modelos de formação de preços atualmente adotados e que acabam refletindo no valor final da energia. O ONS reconheceu que é preciso aprimorar essas ferramentas do setor e que a discussão precisa ser aberta a todos os agentes, de forma estruturada e positiva.