Esclarecimento em relação à reportagem intitulada “Crise hídrica é resultado de má gestão dos reservatórios das usinas, dizem debatedores” 


Em relação à reportagem publicada pela imprensa intitulada “Crise hídrica é resultado de má gestão dos reservatórios das usinas, dizem debatedores”, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) esclarece que o País vem passando pela maior crise hídrica dos últimos 91 anos. Em outubro de 2020, ainda no período seco, quando se vislumbrou a possibilidade desta ocorrência climática, o tema foi levado ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que deliberou pelo despacho de térmicas por garantia energética. Desde então, o ONS vem acionando todas as térmicas alocáveis no Sistema Interligado Nacional (SIN), sem que haja vertimento de geração hídrica.

Considerando as regras operativas vinculadas ao uso múltiplo da água, estamos trabalhando com diversas ações de flexibilizações de restrições hidráulicas, tais como cotas mínimas, estudos para a permanência de flexibilizações durante o período úmido e também a adoção de flexibilizações temporárias. Ações necessárias para garantir a preservação dos usos múltiplos das águas pela população e a governabilidade das cascatas hidráulicas. Somente com a flexibilização de vazões hídricas é possível aumentar a alocação de geração térmica no SIN.

Além disso, também trabalhamos na ampliação da importação de energia dos países vizinhos, solicitamos garantia de combustível para as térmicas, assim como abrimos chamada para geração adicional através de térmicas sem contrato, ou seja, térmicas Merchant, e de térmicas sem Custo Variável Unitário – CVU, de acordo com as portarias 13 e 17 do Ministério de Minas e Energia, respectivamente. 

O Operador reitera que foi essencial o planejamento realizado, baseado em dados técnicos e premissas alinhadas com o momento de pior escassez hídrica, para possibilitar medidas excepcionais como estas que estão sendo tomadas desde o ano passado para estocar água em todos os reservatórios e, com isso, gerenciar de forma estratégica esse recurso.  Sabemos que a situação permanecerá sensível, porém todas as ações para o aumento da oferta das fontes de energia estão sendo tomadas pelo CMSE tempestivamente e com transparência visando garantir o fornecimento de energia para a população.