A Diretoria do ONS é integrada por um Diretor Geral e quatro Diretores, eleitos pela Assembleia Geral, sendo três membros indicados pelo MME e dois pelos agentes.
 
Cabe à Diretoria praticar todos os atos necessários ao funcionamento do ONS; elaborar, propor e desempenhar todas as atribuições de caráter técnico estabelecidas nos Procedimentos de Rede; preparar orçamento anual e o relatório da Administração e as Demonstrações Financeiras, dentre outras atribuições.
 
Diretoria Geral (DGL)
É dedicada à orientação estratégica e à articulação institucional. Cuida do relacionamento e da comunicação institucional. Lidera o planejamento de longo prazo da organização e seu desdobramento em estratégia, metas e indicadores. Realiza auditoria e assegura compliance e gestão de riscos. Coordena a atuação das demais diretorias. 
 
Diretoria de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios (DTA)
Cuida das atividades de TI, relacionando-se com as áreas técnicas no que diz respeito a estratégia e arquitetura de TI, desenvolvimento de novos sistemas, infraestrutura e suporte e manutenção dos sistemas existentes. Trata de assuntos referentes à regulação setorial e aos Procedimentos de Rede. Coordena as atividades de integração de novos agentes e acesso à rede. Realiza as atividades de relacionamento com os agentes. Coordena o processo de contratação dos serviços e do uso da transmissão, bem como, dos serviços ancilares. Realiza a apuração mensal de serviços e encargos.
   
Diretoria de Planejamento (DPL)
Tem sob sua responsabilidade todas as atividades de planejamento e estudos eletroenergéticos, compreendendo os estudos de ampliações e reforços da rede de transmissão; o planejamento eletroenergético de médio e longo prazo; e os estudos de engenharia e previsões. 
 
Diretoria de Operação (DOP)
Realiza a programação de curto prazo, em base mensal e diária, a operação em tempo real e a pós-operação, zelando pela continuidade e qualidade da operação do SIN. Coordena e supervisiona os Centros de Operação do ONS e dos agentes.
 
Diretoria de Assuntos Corporativos (DAC)
É responsável por prestar serviços às demais diretorias nas áreas jurídica, de recursos humanos, finanças, suprimentos e serviços gerais, buscando a eficiência e a eficácia organizacional em suas ações.


Perfil dos dirigentes 


Marcio rea
Assumiu a Diretoria Geral do ONS em 17 de maio de 2024.
É formado em Administração de Empresas, com especialização em energia elétrica. Possui MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e especialização em Teoria e Ferramentas de Negociação pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Com mais de 35 anos de experiência no setor elétrico brasileiro, iniciou a carreira na Cia. Energética de São Paulo – CESP como auxiliar de administração, chegando ao cargo de Diretor Administrativo. Atuou como secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo durante a maior crise hídrica do Estado, ocorrida em 2014. Desde 2019 vem exercendo cargos de liderança na EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia, onde foi diretor administrativo, passando em janeiro de 2020 a diretor-presidente, cargo em que permaneceu até assumir a vaga de Diretor-Geral do Operador.
foto do Christiano Vieira da Silva




foto da Elisa Bastos Silva

Elisa bastos
 
Assumiu a Diretoria de Assuntos Corporativos em 17 de maio de 2022.
Graduada em Análise de Sistemas, se especializou como mestre e doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP, tem mais de duas décadas de atuação no setor elétrico brasileiro, com passagens pela então Companhia Energética de Goiás (CELG), hoje Equatorial Energia Goiás, pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Complementou sua formação com programas de desenvolvimento gerencial em instituições de referência como Harvard Kennedy School, IBGC e INSEAD. Sua trajetória é marcada pela liderança na formulação de políticas públicas, regulação e gestão organizacional, com forte compromisso com inovação, diversidade e desenvolvimento de pessoas.


Christiano Vieira da Silva
Assumiu a Diretoria de Operação em 17 de maio de 2022. 
É engenheiro eletricista com mestrado em economia e MBA Executivo em Gestão em Empresas de Energia Elétrica. Possui mais de 26 anos de experiência profissional, dos quais 18 dedicados à regulação do setor elétrico.  Participou ativamente da construção e implementação do modelo setorial vigente. Ocupa atualmente o cargo de Diretor de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS. Foi Secretário Nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia - MME e Diretor Substituto da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Em sua passagem pela ANEEL, também atuou como Superintendente de Regulação dos Serviços de Geração, Assessor da Diretoria e Superintendente Substituto da Superintendência de Estudos do Mercado, contribuindo para o desenho de normativos, leilões, contratos, procedimentos de rede, procedimentos e regras de comercialização, que delimitam e suportam a operação do sistema elétrico e a comercialização de energia elétrica no Brasil. 
foto do Christiano Vieira da Silva




foto da Elisa Bastos Silva
Maurício de souza
Assumiu a Diretoria de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios em 17 de maio de 2024. 
É Advogado e Historiador, com pós-graduação em direito tributário e em estudos avançados em direitos humanos pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Atualmente, cursa MBA em direito e regulação do setor elétrico e é doutorando do programa de doutorado Passado e Presente dos Direitos Humanos também na Universidade de Salamanca. Entre 2016 e o começo de 2023, ocupou diversos cargos no Senado Federal, tendo atuado como Chefe de Gabinete da Vice-Presidência por duas legislaturas e na diretoria Jurídica da Presidência da Casa. Em janeiro de 2023, iniciou as atividades como chefe de gabinete do Ministro de Minas e Energia, tendo exercido funções como a de secretário executivo do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). É Membro Consultor da Comissão Especial de Energia, da OAB Nacional, na Gestão 2022/2025.


ALEXANDRE NUNES ZUCARATO
Assumiu a Diretoria de Planejamento em 17 de maio de 2020 e foi reconduzido para um novo mandato em 17 de maio de 2024. É Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem 24 anos de experiência no setor elétrico. 
Zucarato esteve, por 10 anos, na Engie Brasil Energia, onde atuou como Gerente de Estratégia e Inovação, como consultor de desenvolvimento de novos negócios e analista de assuntos regulatórios e de inteligência de mercado. Esteve por 4 anos na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), na qual foi gerente de Preços de Energia e, na sequência, de Inteligência de Mercado. Durante 6 anos atuou como pesquisador no Laboratório de Planejamento de Sistemas Elétricos de Potência – LabPLan/UFSC. Nos últimos quatro anos esteve à frente da diretoria de Planejamento do ONS. 
foto do Alexandre Zucarato