ONS realiza nesta sexta-feira segunda reunião do RAP


Representantes do ministério, agência reguladora e os agentes envolvidos na ocorrência foram convidados

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizará nesta sexta-feira, 1º de setembro, às 14 horas, o segundo encontro com agentes do setor dentro do processo de elaboração do Relatório de Análise de Perturbação (RAP). Para o evento online hoje foram convidados representantes do ministério de Minas e Energia, da agência reguladora e os agentes envolvidos no evento.

A pauta da segunda reunião técnica está concentrada na análise do comportamento do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), com manifestações do próprio ONS e de algumas empresas presentes.

O documento final do RAP, que tem prazo de até 45 dias úteis para ser concluído, de acordo com os Procedimentos de Rede aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica, trará os esclarecimentos aprofundados sobre a interrupção de energia verificada em 15 de agosto, que atingiu 25 estados e o Distrito Federal.

Para dar mais transparência ainda ao processo, o Operador lançou no seu site um espaço reunindo todos os documentos técnicos e os releases com atualizações sobre o tema.

Clique aqui e confira.

O que é o RAP?
O Relatório de Análise de Perturbação (RAP) é o documento mais importante nesse processo de investigação. Ele vai consolidar as análises da perturbação, apontar as suas causas e determinar as medidas preventivas e corretivas. A conclusão do RAP é estimada em até 45 dias após o ocorrido e o documento final estará disponível para toda a sociedade.